Home » Destinos » Minas Gerais » Gonçalves

Gonçalves

Fotos:

• Informações de Gonçalves

Gonçalves é um polo turístico em desenvolvimento, situado na Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais. Muitos pontos situados neste município chegam a 1400 metros de altitude, onde os invernos são secos e frios (submetidos a forte geadas). Isso acontece por ter clima tropical de altitude, comum em cidades montanhosas. Conta com muita área verde, com bosques de araucárias e opções de atividades do ecoturismo.

O sul de Minas Gerais é conhecido por pertencer ao circuito turístico juntamente a cidades de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e Monte Verde. Em Gonçalves, a infraestrutura hoteleira está pronta a satisfazer e acomodar a grande demanda de turistas que buscam se integrar junto à natureza e praticar atividades aquáticas como aquatrekking, boia cross e cachoeirismo. As quedas d’água mais indicadas de Gonçalves são a Cachoeira do Retiro, do Simão, dos Henriques e das Andorinhas.

Já para quem quer conhecer e aproveitar novas paisagens, indica-se os principais picos: Pedra do Forno, Pedra Bonita, Pedra Chanfrada, do Cruzeiro e do Barnabé. Gonçalves também é uma região onde acontecem muitas festas religiosas, principalmente nos distritos de São Sebastião das Três Orelhas, o Sertão do Cantagalo, Campestre, Remédios e Venâncios.

A gastronomia em Gonçalves é em grande parte especializada na culinária mineira. Os restaurantes servem comida da fazenda, alguns se propõem a  juntar o sabor internacional ao brasileiro. A maioria dos restaurantes fica no centro ou dentro das pousadas em Gonçalves MG. Mas em bairros mais rurais, alguns moradores da roça abrem suas casas para servir comidas típicas da região aos turistas. O Festival da Cultura e Gastronomia da Roça acontece todos os anos para apresentar este grande potencial da culinária de Gonçalves.

• Gastronomia em Gonçalves

A gastronomia da maioria dos restaurantes em Gonçalves é influenciada em grande parte pela culinária mineira. Ali o turista pode apreciar o verdadeiro sabor da comidinha da fazenda ou ainda ir a restaurantes mais requintados que misturam o tradicional sabor com a cozinha contemporânea. Os visitantes encontram boas opções não só no centro da cidade como em bairros afastados.

Fotos:

• Restaurante Sauá

O Restaurante Sauá é dirigido pelo Chef Vitor Pompeu, que pratica o conceito de “slow food”, ou seja, faz o cliente se sentir a vontade para apreciar o prato, o ambiente e a vista panorâmica bem devagar.  É um dos mais tradicionais em Gonçalves, mixa a gastronomia contemporânea com toques da cozinha caipira da região.

Fotos:

• Restaurante Le Gourmet Bistrot

O restaurante Le Gourmet Bistrot é um importante restaurante em Gonçalves. É comandado pelo chef Toninho Basile, que a cada ano renova o cardápio já avaliado e estrelado pelo guia 4 Rodas.  Um dos destaques é a Truta recheada com parmesão, alho poró e alcaparras e crosta de sementes com espuma de batata roxa.

• Pontos Turísticos em Gonçalves

Fotos:

• Alambique

O Alambique Três Barras é um espaço abeto para visitação, onde o turista encontra os ambientes de engenho, destilação e envelhecimento. A cachaça do Alambique Três Barras é envelhecida em barril natural de carvalho e produz vários tipos de cachaça como a umburana, com folha de figo, canela, sassafrás, mel, melado e outras.

  • Endereço:

    Estrada São Bento do Sapucaí - Gonçalves Km 3,9. Gonçalves MG .

Fotos:

• Cachoeira do Cruzeiro

A Cachoeira do Cruzeiro é uma linda queda d’água de 10 metros de altura situada em Gonçalves, Minas Gerais. Fica a poucos minutos da Cachoeira do Retiro e Cachoeira do Simão. Está cercada por um bosque de araucárias e é um dos pontos de ecoturismo mais bonitos da cidade. Ali há diversas opções de hospedagem e é de fácil acesso a restaurantes.

Fotos:

• Pedra de São Domingos

A Pedra de São Domingos fica localizada na cidade de Corrego do Bom Jesus, município vizinho a Gonçalves. O acesso é feito através da estrada de terra a cerca de 20 quilômetros do centro de Gonçalves. No caminho, o visitante passa por florestas de araucárias, rios e pastagens da Serra da Mantiqueira. No topo da Pedra há pequena capelinha e vista panorâmica das formações rochosas da região.

Fotos:

• Cachoeira dos Henriques

A Cachoeira dos Henriques, situada em Gonçalves, pode ser acessada pela estrada que liga o centro da cidade ao bairro dos Martins. São 9 km de distância zona urbana de Gonçalves, um caminho fácil de ser trilhado, próxima a estrada no Bairro dos Henriques. Conta com diversas quedas que formam uma piscina natural, perto de um rio calmo com um grande espaço para apreciar a paisagem. Para quem for de carro, há um estacionamento por perto.

Fotos:

• Pedra do Forno

A Pedra do Forno é uma formação rochosa situada em Gonçalves que para ser acessada exige uma trilha em mata fechada. O Visitante passa por nascentes e um bosque de araucárias. São 12 km do centro da cidade, a trilha é de nível médio e aproximadamente uma hora de duração que leva até o topo. O turista pode avistar as montanhas da Serra da Mantiqueira.

Fotos:

• Pedra Chanfrada

A Pedra Chanfrada fica localizada no Bairro da Terra Fria, em Gonçalves. O acesso para chegar até lá é por meio de uma trilha passando por pasto e por um bosque de araucárias, com samambaiaçu e outras árvores nativas. É preciso certo preparo físico já que há uma subida íngreme. No fim, uma linda vista compensa o esforço com destaque para as montanhas do bairro Terra Fria e Pedra do Forno.

• Cachoeira Tonho Nêgo

A Cachoeira Tonho Nêgo fica situada no bairro de Cantagalo, a 8 km do centro de Gonçalves no sul de Minas Gerais. Está cercada de muito verde, com fauna e flora predominantemente ricas. Trata-se de uma cachoeira extensa que conta com várias quedas para duchas que formam piscinas naturais. A área é particular e para visitação é preciso uma autorização do proprietário. Para chegar, o acesso é através de uma trilha através da Estrada Gonçalves/Sertão de Cantagalo. São 3 horas de duração do passeio.

Fotos:

• Cachoeira d’Araucária

A Cachoeira d’Araucária está situada aos fundos da Pousada Solar d' Araucária. Conta com várias piscinas naturais e quedas 2 km do centro de Gonçalves. A pousada permite a visita, mas não a entrada de carros. Outra maneira de acesso é pelo Haras Xanxan, não existe trilha demarcada. Para quem pretende ir de carro, pode deixa-lo estacionado na sede da pousada e se identificar na recepção.

• Cachoeira do Funil

A Cachoeira do Funil é uma das cachoeiras em Gonçalves indicadas para banho. Conta com varias quedas com águas frias e cristalinas e está cercada tomada pela natureza exuberante e belezas da Serra da Mantiqueira. É de fácil acesso, fica situada a 6 km da zona urbana da cidade. São aproximadamente 10 minutos de caminhada.

Fotos:

• Cachoeira da Fazendinha

A Cachoeira da Fazendinha fica em uma propriedade particular, abeta à visitação mediante autorização do proprietário do terreno. Conta com uma queda d’água de aproximadamente 100 metros de extensão até a ducha. A região está um pouco afastada do Cento de Gonçalves, são 7,5 km de distância e 20 minutos, em média, de duração na trilha de acesso. Termina em um bosque cercado de plantas gigantes, a 1650 metros de altitude.

Fotos:

• Cachoeira São Sebastião

A Cachoeira São Sebastião fica localizada no bairro de São Sebastião das Três Orelhas, em Gonçalves. Por se tratar de uma região meio a muita natureza da Serra da Mantiqueira, não é uma das mais populares da cidade. Conta com fauna e flora ricas, pouco visitadas e alteradas. Para chegar lá é preciso pegar a estrada de ligação de Gonçalves ao Bairro São Sebastião das Três Orelhas e uma trilha de  40 minutos, a partir da Igreja.

Fotos:

• Cachoeira Sete Quedas

A cachoeira Sete Quedas é uma das mais famosas de Gonçalves, na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais. São várias quedas, começando aos 7 metros de altura, seguida por outras que deságuam em uma grande queda terminando em um poço não muito arriscado para banhistas. Porém, é possível que os banhistas aproveitem o primeiro poço. A propriedade é particular e aberta à visitação apenas aos sábados, domingos e feriados sobre taxa.

Fotos:

• Cachoeira Ponte do Retiro

A Cachoeira Ponte do Retiro a 3 km do centro de Gonçalves. É possível avista-la desde a estrada, frente com a Pousada Encontro das Águas. Conta com águas são frias e cristalinas, característica em comum com as cachoeiras na Serra da Mantiqueira. Para chegar lá, o acesso é fácil, e há necessidade do auxilio de um guia local. Recomendada para crianças e adultos, mesmo aqueles que saibam nadar, já que o poço não oferece risco.

Fotos:

• Pedra Bonita

A Pedra Bonita, também conhecida como Pico Campestre, está a 2.120 metros de altitude, em Gonçalves. Do alto a visão panorâmica das redondezas, é uma recompensa do caminho percorrido. Você sai de 1.650 metros de altitude, e passa por campos, riachos, bosques e florestas em pleno desenvolvimento. Chegando em um local que te proporciona a interação com o Vale do Paraíba, Pico do Selado, Pedra Redonda, Pedra Partida, o Pico Agudo, a Pedra do Baú, Pedra do Fôrno e de São Domingos.

Fotos:

• Pedra do Grotão

A Pedra do Grotão a poucos minutos do centro de Gonçalves, mas para a visita é necessária a companhia de um guia local. A área possui 1.450 metros de altitude, propícia para praticar o rapel. Para isso, é necessário um treinamento com a equipe da Tribo da Montanha (grupo de turismo), numa pedra de 6 metros que antecede a descida pela parede de 90 metros, totalizando três horas de passeio. O visitante conta com vista panorâmica para Gonçalves, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

• Eventos em Gonçalves

Fotos:

• Festival de Gastronomia e Cultura da Roça

O Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves é um evento que agrada o paladar dos visitantes e ainda proporciona momentos agradáveis em shows teatrais e musicais. Destaque para a apresentação do grupo de Congada dos Martins. Sempre com um tema culinário diferente a cada ano, o festival é realizado geralmente no mês de outubro e conta com a participação da maioria dos restaurantes e pousadas em Gonçalves.

Fotos:

• Dicas de Gonçalves

ECOTURISMO E AVENTURA EM GONÇALVES Além do clima tranquilo para descansar, Gonçalves também oferece boas oportunidades para praticar esporte de aventura. São muitas as cachoeiras na região que proporcionam o ambiente propício para realizar rapel e cachoeirismo, além das pedras que também servem como paredes de escalada. Para quem gosta de esporte aquático, nos rios de Gonçalves é possível praticar acquaride e boia-cross. Para mais informações: tribodamontanha@gmail.com Contato: Alecsandro Borges. Tel.: ( 35 ) 3654 1172 / (35) 9913 9274 Rua: António Caetano da Rosa 173 Centro Gonçalves-MG

BIRDWATCHING EM GONÇALVES Gonçalves fica localizada numa região da Serra da Mantiqueira com a natureza bem preservada, por conta disso há um número grande de espécies de pássaros que habitam o local. As pousadas em Gonçalves já estão se estruturando para receber os amantes da observação de pássaros, proporcionando equipamentos e guias que conhecem a região.

• Hotéis e Pousadas em Gonçalves

Selecionar todos os Hotéis e Pousadas para enviar seu orçamento
Fotos:

• Pousada Vila Khepri

A pousada Vila Khepri a apenas 300 metros do centro, próxima ao Portal de Gonçalves em Minas Gerais. É um local privilegiado pela natureza, são 1,5 km da Cachoeira do 7 Quedas e está envolto de árvores e com uma rica fauna e flora. Para quem vai de ônibus, são 2 minutos de carro até a estação rodoviária.

Fotos:

• Pousada Monjolos de Minas

A pousada Monjolo de Minas está localizada em Gonçalves, no Sul de Minas Gerais. A propriedade está meio a uma área de preservação ambiental, que proporciona interação com a natureza a seus hóspedes. No alto da montanha, a vista dos chalés é para diversas regiões da Serra da Mantiqueira, uma ótima oportunidade de curtir um clima agradável durante o ano todo.

Fotos:

• Pousada Toca da Onça Gonçalves

A Pousada Toca da Onça é uma das mais charmosas opções de hospedagem em Gonçalves. Localizada próximo ao distrito dos costas e bairro de Sertão do Cantagalo, a Toca da Onça se destaca bem ambiente tranquilo em contato com a natureza.

Fotos:

• Pousada Villa Catarina

A pousada Villa Catarina está localizada a apenas 1,2 km do centro de Gonçalves. A 15 minutos de caminhada de sua propriedade está a Cachoeira do Cruzeiro. No terraço, você pode contar com vista panorâmica para a montanha. Para quem vai de carro, o estacionamento está à disposição gratuitamente.

Fotos:

• Pousada do Rio

A Pousada do Rio está em uma região de Gonçalves que alcança 1450 metros de altitude. São apenas 12 km de distância do centro da cidade e conta com chalés charmosos e aconchegantes, equipados com estrutura completa. Na área comum dispõe de piscina, sauna, salas de estar e repouso com livros e jogos, restaurante e sala de yoga. Além de recepção informatizada para trilha,  áreas verdes e passeio no rio.

Fotos:

• Pousada Riacho das Pedras

A Pousada Riacho das Pedras está situada em Gonçalves, sul de Minas Gerais. Localizada perto do centro, é de acesso fácil e uma das opções na região que foram Indicadas pelo Guia 4 Rodas. Oferece muito charme e aconchego com suítes amplas de 40 m² e algumas com sacada e vista panorâmica para o rio muito limpo, que passa ao lado da pousada. É uma das pousadas em Gonçalves que estão situadas no centro.

Fotos:

• Pousada Trem das Cores

A pousada Trem das Cores está situada a apenas 5 minutos do centro de Gonçalves. Próximo à sua propriedade – 300 metros – fica a Cachoeira do Retiro. Por estar inserido à natureza, o hóspede acaba entrando em um universo a parte, onde o canto dos pássaros, as árvores e a flora encantam quaisquer olhos acostumados com a paisagem urbana.

Fotos:

• Pousada O Montanhês

A pousada o Montanhês está situada em na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais. Dentro do chalé Montanhês, uma das mais tradicionais pousadas em Gonçalves, é possível reposar ouvindo o som de cachoeiras, assim como o canto dos pássaros. São poucos minutos até a Cachoeira do Cruzeiro, um dos pontos turísticos preferidos. Suas acomodações são bem equipadas seguindo características alpinas.

Fotos:

• Pousada Dona Manoela

A Pousada Dona Manoela está a 8 km do centro de Gonçalves, em Minas Gerais. Para chegar até lá é preciso percorrer 4 km em estrada de terra e 4 km em asfalto. A região fica a 1.100 metros de altitude e o hóspede pode ficar em uma das três opções de chalés ou na chácara.

Fotos:

• Pousada Vida Verde

A Pousada Vida Verde é uma das mais tradicionais pousadas em Gonçalves, localizada 4 km do centro da cidade, região com mais de 1.450 metros de altitude. Ali o hóspede fica cercado por uma cadeia de montanhas cujas altitudes variam de 1.200 a 2.000 metros característica convidativa a passeios ecoturisticos.

Fotos:

• Pousada das Flores

A Pousada das Flores é uma opção de hospedagem próxima ao centro de Gonçalves, situada a apenas 5 minutos de carro da Praça da Matriz. Com o atendimento realizada pelos proprietários, o ambiente da pousada é familiar e descontraído, fazendo os hospedes se sentirem em casa.

Fotos:

• Pousada Vitória

A Pousada Vitória está a 8 km de Gonçalves, no sul de Minas Gerais, a 1484 metros de altitude. São 19000 metros de área em pleno contato com a natureza da Serra da Mantiqueira. Há sinal para todas operadoras de celular, e internet wireless disponibilizado nos chalés.

Fotos:

• Pousada Passaredo

A Pousada Passaredo é uma das mais tradicionais pousadas em Gonçalves, no sul de Minas Gerais. Conta com oito chalés em estilo alpinos que acomodam casais, quatro chalés estilo alpino com sótão e quatro chalés geminados de dois a dois. Além disso, os hóspedes podem utilizar o estacionamento coberto.

Fotos:

• Pousada Encontro das Águas

A pousada Encontro das Águas está localizada meio à belezas naturais de Gonçalves. Sua infraestrutura é completa e o hóspede conta com atendimento personalizado, quatro opções de chalés, sendo que cada um deles acomoda até 4 pessoas. Também há 3 suítes para casais.

  • Telefone: (12) 9703-5126 e (35) 3654-1120
  • Endereço: Em frente a Cachoeira do Retiro.
Fotos:

• Pousada Espelho D’água

Uma das mais lindas vistas entre as pousadas em Gonçalves, a Pousada Espelho D’Água está situada a apenas 2 quilômetros de belas cachoeiras. A região de sua propriedade está em perfeita integração com a natureza, seus chalés possuem vista para a cachoeira do Retiro, um dos cartões postais da cidade.

Fotos:

• Pousada Serravista

A Pousada Serravista está situada em Gonçalves, a 1 km da cachoeira Cruzeiro e a 1,5 km de cachoeira Simão. O centro da cidade está a 4 km de distância. Os hóspedes podem contar com estacionamento privativo gratuito, uma ampla área verde, salão de jogos e de um terraço com vista panorâmica do vale há 1.650 m de altitude.

Fotos:

• Pousada Três Orelhas

A pousada Três Orelhas está situada em Gonçalves, em um charmoso bairro chamado de São Sebastião das Três Orelhas, motivo de escolha para o seu nome. Os diferenciais da pousada estão no atendimento personalizado e na bela visão para a Serra da Mantiqueira a 1500 metros de altitude. São 12.000 metros quadrados de área.

Fotos:

• Pousada Lago Azul

A Pousada Lago Azul está a 13 km da cidade de Gonçalves, sul de Minas Gerais, divisa com Camanducaia. A região fica envolta por entre montanhas e matas virgens de preservação ambiental. Também conta com uma truticultura e restaurante especializado em trutas. O clima lembra os Alpes Suíços.

  • Telefone: (35) 9982-5498
  • Endereço: Estrada que Goncalves - Bairro Sertão do Cantagalo Km 13 ( sentido Camanducaia )
Fotos:

• Pousada Bicho do Mato

A Pousada Bicho do Mato está situada em Gonçalves, no Sul de Minas Gerais. Ali o hóspede tem vista panorâmica para o Bairro do Sertão do Cantagalo em Gonçalves. Com o mesmo espírito de equipe, e ótimo atendimento o restaurante Sauá, que pertence à pousada, está aberto mesmo para aqueles que não fiquem hospedados nesta casa.

  • Telefone: (35) 3654-1350
  • Site:
  • Facebook:
  • Endereço: Estrada Sertão do Cantagalo, km 7,5. bairro Sertão do Cantagalo. Gonçalves MG.

Solicite seu Orçamento para os Hotéis e Pousadas Selecionados

Estado: Minas Gerais | Cidade: Gonçalves

Hotéis e Pousadas selecionados:

  • Idade da(s) criança(s):
  • *Campos de preenchimento obrigatório

Por Favor selecione ao menos um Hotel ou Pousada