Home » Destinos » Minas Gerais » Monte Verde

Monte Verde

Fotos:

• Informações de Monte Verde

Monte Verde é um distrito de Camanducaia, no interior de Minas Gerais. Por reunir diversas opções de ecoturismo e momentos de lazer, tornou-se um dos mais procurados destinos turísticos localizados na Serra da Mantiqueira, juntamente à São Francisco Xavier, Gonçalves e Campos do Jordão.

O acesso até lá é fácil, são aproximadamente 168 quilômetros de São Paulo, com cerca de 30 quilômetros de subida de serra. O clima Tropical de Altitude em Monte Verde proporciona a sensação térmica suave no Verão (amenizada pela altitude e pela alta pluviosidade) e no Inverno, (quando acaba recebendo o maior movimento turístico do ano), o tempo é seco e frio. Além do clima, a natureza da Serra da Mantiqueira, os bosques de araucárias e os mirantes atraem a visita de quem busca se inserir a natureza.

Os picos mais famosos de Monte Verde são: o Pico Selado, a Pedra Redonda, Pedra Partida, Platô e Chapéu do Bispo. É possível praticar esportes de aventura, como escalada, rapel, arvorismo, além de passeios a cavalo e quadriciclos. É o segundo lugar mais alto da Serra da Mantiqueira, perdendo apenas para o município de Campos do Jordão, em São Paulo.

Em relação a hospedagem, o visitante pode escolher hotéis e pousadas em Monte Verde, situados próximo ao centro ou ainda em regiões protagonizadas pela natureza. A boa infraestrutura se estende quando o assunto é gastronomia. A maioria das opções de hospedagem tem ótima estrutura de lazer e acomodações com lareira e hidro. Os restaurantes servem todos os tipos de comida, com destaque para pratos à base de truta e o fondue acompanhado de vinho, para complementar o romantismo do distrito.

• Gastronomia em Monte Verde

A pequena cidade de Monte Verde conta com diversos restaurantes, casas de chá, lanchonetes e bares espalhados no centro, no aeroporto e em áreas predominantemente naturais. É comum a fusão entre a típica cozinha mineira com os pratos de origem europeia. Entre os mais famosos estão os a base de truta e o famoso fondue para aquecer o clima. A fondue de queijo ou de carne é praticamente obrigatória no cardápio de qualquer restaurante local.

Fotos:

• Restaurante Panela de Ferro

O restaurante Panela de Ferro é uma opção rústica de culinária em Monte Verde. Reúne um cardápio extenso com diversas opções de comida caseira. Uma das indicações é o risoto de funghi secchi acompanhado de fatias de picanha na chapa. Ou ainda a costela bovina no bafo, acompanhada de arroz branco, feijão tropeiro, ovo frito, couve, banana frita à milanesa.

  • Telefone: (35) 3438-1785
  • Endereço:

    Av. Monte Verde, 945. Monte Verde, Camanducaia MG

Fotos:

• Restaurante Paulo das Trutas

O Restaurante Paulo das Trutas conta com 2 unidades especializadas em servir pratos a base de truta fresca, servindo exclusivamente peixes criados pelo próprio e único trutário de Monte Verde. São mais de 20 anos de tradição, e já se tornou um ponto obrigatório entre os roteiros turísticos da cidade.

• Pontos Turísticos em Monte Verde

Fotos:

• Orquidário de Monte Verde

O Orquidário de Monte Verde conta com um acervo de aproximadamente 1500 espécies distintas de orquídeas e 150 espécies de carnívoras. Sua coleção possui ainda, vários tipos de bromélias, cactos, suculentas e plantas exóticas. A estufa é aberta a visitação, além disso, o turista pode comprar as plantas. Abre aos sábados, domingos e feriados das 10 às 17 horas, com entrada franca.

Fotos:

• Pico do Selado

O Pico do Selado é o ponto mais alto da região, fica num pouco mais distante de Monte Verde. Para chegar lá, é necessária uma caminhada de aproximadamente 2 horas a partir do Platô. Seu ponto mais alto fica a 2082 metros de altitude. Trata-se de uma trilha um pouco cansativa, com trechos íngremes, onde o ponto final é no topo do Selado com uma soberba visão de toda a serra, acima de algumas nuvens.

Fotos:

• Pedra Redonda

A Pedra Redonda é o lugar que proporciona a vista mais bonita de Monte Verde. São 1990 metros de altitude, região não muito alta se comparada a picos com mais de 2000 metros. Porém, ao atingir o seu cume a vista compensa todo o esforço da curta trilha com subidas em trechos íngremes. Perfeito para relaxar e aproveitar a paisagem.

Fotos:

• Aeroporto de Monte Verde

A pequena Monte Verde guarda segredos de turismo incríveis para que a visita, um exemplo disso é o Aeroporto de Monte Verde. Conhecido por ser o mais alto do Brasil - com altitude de 1560 metros – costuma ser procurado para vôo panorâmico pelas redondezas.  Além de desfrutar da deslumbrante paisagem, ali o turista pode aproveitar para tomar um chocolate quente, chopp e se divertir na companhia dos amidos.

Fotos:

• Pico da Onça

O passeio até o Pico da Onça dura em média cinco horas, exigindo condicionamento físico apto a seguir trilhas. São 1.940 metros de altitude, em uma área ainda pouco explorada. É indicado ir acompanhado de um guia. O ponto alto é a Floresta dos Duendes, situada em um vale úmido e profundo e coberta pela copa cerrada das árvores.

Fotos:

• Trilha do Pinheiro Velho

É um dos atrativos mais populares de Monte Verde. No caminho o visitante passa por muita vegetação nativa e árvores centenárias, paisagem completamente natural. Trata-se de uma trilha leve que fica próxima do mais antigo pinheiro da região, com aproximadamente 500 anos. A caminhada tem duração de cerca de 30 minutos, saindo da avenida principal da cidade e terminando no Aeroporto.

Fotos:

• Pedra Chapéu do Bispo

A Pedra Chapéu do Bispo fica situada a aproximadamente 2.030 metros de altitude, um dos pontos turísticos mais visitados de Monte Verde. Trata-se de um conjunto de pedras que oferece uma das melhores vistas da cidade. Em dias abertos, as nuvens podem ser observadas abaixo das montanhas. O turista precisará fazer uma trilha leve, em um percurso que dura em média 1 hora.

Fotos:

• Trilha da Fazenda Santa Cruz

A Trilha da Fazenda Santa Cruz é considerada de nível difícil, com trajeto que leva a uma das mais lindas cachoeiras da região. É uma atividade recomendada para quem gosta de caminhar e deseja participar da integração entre natureza, paisagem e água. A trilha dura cerca de 4 horas e chega a 1.300 metros de altitude. É preciso passar por subidas acentuadas com  auxilio de bastões de caminhada.

Fotos:

• Platô

O Platô é uma laje de granito extensa com vista para as demais montanhas da região de Monte Verde, como o Vale do Paraíba, o Chapéu do Bispo e o Pico Selado. Está a 1900 metros de altitude, a poucos minutos de caminhada do Mirante Pico Selado. É um ponto estratégico para a trilha que leva ao Pico do Selado, caminhada que exige preparo físico e acompanhamento de um guia local.

• Pedra Partida

A Pedra Partida está a 2.050 metros de altitude, que permite vista de toda a vila de Monte Verde e, ao longe, a Pedra do Baú (em São Bento do Sapucaí) e a região de Campos do Jordão. A sensação é muito semelhante ao que se tem na Pedra Redonda. Para chegar lá, o o trajeto mais longo, porém mais tranquilo sem subidas as abruptas.

Fotos:

• Travessia Monte Verde - São Francisco Xavier

A Travessia é um ótimo passeio para os apreciadores de uma boa caminhada. Ela liga Monte Verde à vizinha São Francisco Xavier em um trajeto de aproximadamente 12 quilômetros. O nível de dificuldade é médio e pode ser percorrido entre 5 e 6 horas.  Os trechos de subida e descida enquanto também pode ser feito de bicicleta ou a cavalo. É recomendável o acompanhamento de um guia local.

• Eventos em Monte Verde

Fotos:

• Monte Verde Bike Fast

O Monte Verde Bike Fast é um evento que reúne o público fanático por motos e aventura. O festival conta com shows musicais e culturais, além de exposições de motos, venda de acessórios e praça de alimentação. Os bares e restaurantes da região sempre entram no clima e contratam bandas de rock 'n roll para apresentações no dias da festa, que acontece geralmente em setembro, todos os anos.

Fotos:

• Dicas de Monte Verde

VÔO PANORÂMICO Monte Verde reúne lindos cenários e paisagens incríveis que podem ser observadas do alto de suas montanhas. É possível ainda, a bordo de um avião monomotor realizar voos panorâmicos aos fins de semana. No aeroporto há 3 roteiros diferentes, com durações variáveis. O passeio de 15 minutos sobrevoa a vila o de 25 minutos, inclui a Cachoeira dos Pretos, no município vizinho de Joanópolis e o de 1 hora e vai até Campos do Jordão, passando pela Pedra do Baú. Para mais informações sobre os passeios ligue (35) 9931-1784.

• Hotéis e Pousadas em Monte Verde

Selecionar todos os Hotéis e Pousadas para enviar seu orçamento
Fotos:

• Áustria Hotel

O Áustria Hotel fica localizado em Monte Verde, Minas Gerais. A região está a apenas 100 metros de distância do Orquidário Jardim Botânico e apenas a 12 minutos de caminhada até Aeroporto de Monte Verde. O hóspede recebe um ótimo atendimento, recepção disponível durante 24 horas e serviço de quarto. O estacionamento privado é gratuito.

Fotos:

• Pousada Alpenblumen

A pousada Alpenblumen está localizada a 1,4 km da avenida principal de Monte Verde. A Estação Rodoviária de Monte Verde fica a 1 km e o aeroporto a apenas 1, 7 km. O hóspede pode contar com sinal de Wi-Fi gratuito, estacionamento e café da manhã diário. A propriedade fica a 6 km do Chapéu do Bispo e a 167 km de São Paulo.

Fotos:

• Hotel La Roccella

O Hotel La Roccella está localizado em Monte Verde, a 1.700 metros de altitude de onde você terá vista panorâmica para a área verde da cidade. São 5 km do centro e de uma pista de patinação no gelo. O Hotel oferece 5 salas de massagem, academia e piscinas coberta e ao ar livre. Além disso, o acesso à internet sem fio (Wi-Fi) e o estacionamento são gratuitos.

Fotos:

• Chalés Dona Zenta

Os Chalés Dona Zenta contam com uma das melhores vistas entre as pousadas em Monte Verde. É um local de fácil acesso, situado à 300 metros do centro comercial da cidade. No valor da diária está incluso um delicioso café da manhã, com o famoso pão de queijo mineiro. Os hóspedes podem se hospedar em apartamentos ou chalés, conforme a sua preferência.

Fotos:

• Pousada da Trilha

A Pousada da Trilha está localizada próxima ao centro de Monte Verde. Assim como a maioria das pousadas em Monte Verde, no valor da diária inclui o café da manhã completo, com frutas da estação, sucos naturais e pães. Na área de lazer dispõe de uma linda vista para as montanhas e lareira para aquecer o clima. Além de piscina com terraço e acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi).

Fotos:

• Pousada Palmas Chalés

A Pousada Palmas está localizada em Monte Verde e conta com chalés confortáveis com vista para outras regiões da Serra da Mantiqueira. São poucos metros do centro comercial, região de fácil acesso. Na área comum dispõe de piscina com spa e cascata, churrasqueira coberta a beira da piscina e deck com cadeiras e guarda-sóis.

Fotos:

• Pousada Tirol Chalés

A Pousada Tirol Chalés conta com opções de acomodações charmosas em Monte Verde. Seus chalés são de madeira, em estilo alpino seguindo uma decoração romântica e com referência das casas de montanha europeias. O café da manhã é personalizado e incluso no valor da diária.

Fotos:

• Pousada Porthal das Videiras

O Porthal das Videiras está localizado próximo ao centro comercial e do mirante do aeroporto em Monte Verde. Na área comum dispõe de piscina aquecida coberta climatizada com toboágua, parte infantil, playground, deck panorâmico, SPA com Hidroterapia e vista panorâmica. Além de salas de jogos, ginástica, e sauna com ducha circular.

Fotos:

• Pousada Kauffmann

A Pousada Kauffmann dispõe de chalés completos em Monte Verde, localizada a apenas 1 km do centro e 200 metros da estação rodoviária. Seu conjunto fica em um pequeno bosque de pinheiros, com vista para as montanhas e todos são amadeirados. Assim como a grande maioria de pousadas em Monte Verde, no valor da diária está incluso um delicioso café da manhã.

Fotos:

• Pousada Bucaneve

A pousada Bucaneve está situada em Monte Verde e recebeu o nome de uma flor branca que se encontra na Europa, e é uma das primeiras a crescer após o inverno, sendo um símbolo da vida e da esperança. A pousada está situada a 1.200 metros do centrinho da cidade e conta com 5.000 m² de área verde.

Fotos:

• Pousada Dona Elza

A Pousada Dona Elza está situada em Monte Verde, na área mais central da cidade. São apenas 80 metros da Avenida Monte Verde. A pousada conta com seis suítes e dois chalés equipados com lareira, televisão e frigobar. No valor da diária está incluso o Buffet de café da manhã.

Fotos:

• Pousada Cerejeiras

A Cerejeira é uma das pousadas em Monte Verde situada num ponto bem alto, com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira. São 4 km do Aeroporto de Monte Verde, e 2 km do centro da cidade. Na área comum, o lazer fica por conta do salão de jogos, equipado com mesa de bilhar e tênis de mesa e da piscina aquecida. O estacionamento é gratuito no local e no centro da cidade.

Fotos:

• Pousada Alas De La Sierra

A pousada Alas De La Sierra está situada a apenas 200 metros do centro de Monte Verde. Para quem vai de ônibus, a Estação Rodoviária de Camanducaia está situada a 34 km da propriedade. A região está repleta de opções de turismo, como restaurantes, bares e restaurantes (a 150 metros do estabelecimento).

Fotos:

• Pousada Cantinho da Raposa

A Pousada Cantinho da Raposa está localizada em um ponto estratégico de Monte Verde, a apenas 1 km do aeroporto. A região é de fácil acesso, situada a 2 horas e 40 minutos de São Paulo, em média. Para chegar até o centro são 1,2 km e 1 km do Mirante Belvedere (miradouro).

Fotos:

• Pousada Flores da Serra

A Pousada Flores da Serra tem seis chalés em Monte Verde, Minas Gerais. Dessas acomodações, três contam com banheiras de hidromassagem e todos com estacionamento próprio, wifi grátis e lareira. A propriedade fica a 2 km do centro de Monte Verde, a 2 quarteirões do Aeroporto de Monte Verde, e a 5 minutos de carro da Cachoeira Roda d’Água.

Fotos:

• Pousada Oliveri

A Pousada Oliveri fica localizada na entrada da Vila à poucos metros da Avenida principal de Monte Verde. Está na escarpa de uma pequena colina, a meio as árvores típicas da região, por isso recebe a visita constante de pássaros e animais silvestres. Os hóspedes contam com sinal de Internet Wirelles e estacionamento em frente aos chalés gratuitamente.

Solicite seu Orçamento para os Hotéis e Pousadas Selecionados

Estado: Minas Gerais | Cidade: Monte Verde

Hotéis e Pousadas selecionados:

  • Idade da(s) criança(s):
  • *Campos de preenchimento obrigatório

Por Favor selecione ao menos um Hotel ou Pousada