Home » Destinos » Rio de Janeiro » Paraty

Paraty

Fotos:

• Informações de Paraty

Paraty é um município situado no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro. A cidade é muito conhecida pela sua arquitetura colonial e grande variedade de eventos, sendo muitos deles, de nível internacional como a Flip, o Festival de Cinema e Festival de Gastronomia. Por conta destes atrativos e a ótima infraestrutura dos hotéis e pousadas em Paraty, a cidade atrai milhares de visitantes durante o ano inteiro.

O Centro Histórico de Paraty lembra os anos de 1820, e é considerado pela UNESCO “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do País”. Isso porque, quando foram construídas as moradias, a regulamentação era obrigatória por lei. Ao lado do Centro Histórico, estão situadas as praias do Pontal e Jabaquara, mas no total, são 50 praias maravilhosas com águas cristalinas e, a grande maioria, cercada de mata nativa em estado quase selvagem como é o caso das belíssimas praia de São Gonçalo e Praia do Sono.

Uma região turista com muitas opções de cachoeiras como o Escorrega e piscinas naturais como a Piscina do Cachadaço em Trindade que fica a 10 minutos do centro da cidade. Na gastronomia, Paraty não perde para a boa culinária de grandes cidades. Os restaurantes, em sua maioria concentrados no Centro Histórico, estão prontos a atender os mais variados paladares e agradar todos os públicos. Além de peixes e frutos do mar, as opções mais requintadas são especializadas em comida contemporânea, juntando a culinária internacional à saborosa cozinha caiçara.

• Gastronomia em Paraty

Fotos:

• Restaurante A Teresa

O restaurante A Teresa é o argentino mais tradicional localizado no Centro Histórico de Paraty. Conta com ambiente aconchegante e despojado. A especialidade da casa é oferecer as melhores e mais suculentas carnes preparadas com um toque argentino. Você também poderá pedir frutos do mar e finas pastas caseiras preparadas com muito bom gosto. Já virou um dos points na cidade onde a movimentação turística dura o ano todo. O cardápio conta com 48 pratos, entre massas e frutos do mar e uma carta de vinhos com mais de 50 rótulos. Entre os pedidos mais recomendados, o Bife de Chorizo Argentino ou Picanha Argentina, ambos preparados na brasa.

  • Telefone: (24) 3371-6273
  • Endereço:

    Rua da Lapa Nº 265. Centro Histórico. Paraty RJ.

Fotos:

• Restaurante Casa do Fogo

A Casa do Fogo está localizada no Centro Histórico de Paraty, próxima a vários outros restaurantes, bares e opções de turismo. Trata-se de um bistrô muito charmoso e elegante, especializado em servir a comida brasileira contemporânea brasileira. Os alimentos são frescos, leves e com seus sabores originais, com o intuito de deixar o sabor da comida ainda mais gostoso. Ingredientes da terra são os destaques do cardápio e os frutos do mar pescados direto da baía são servidos com uma variedade de frutas e legumes locais, flambados com as cachaças de da cidade. Entre as opções há camarões com carambolas, palmito fresco, peixe servido com legumes e bananas, sempre flambados com cachaça de alambique. A gastronomia da Casa de Fogo é totalmente sustentável e consegue mixar a culinária padrão internacional com a cultura regional, e ainda utilizar de produtos orgânicos, agroflorestais, agropecuários e pesqueiros ecológicos das comunidades locais.

  • Telefone: (24) 3371-3163
  • Endereço:

    Rua Comendador José Luiz, 390. Centro Histórico de Paraty RJ.

Fotos:

• Le Castellet Restaurante

O restaurante Le Castellet está localizado no centro histórico de Paraty, onde há várias opções de passeios turísticos e principalmente comércios locais (seja de restaurantes, bares ou de centros de compras). Trata-se de um local especializado em crepes. A casa é comandada pelo chef Yves Lepide, um francês que há alguns anos mudou para o Brasil e resolveu abrir seu restaurante na cidade de Paraty. Seguindo o clímax local, o estabelecimento tem estilo provençal, e faz com que o cliente viaje pelo tempo, meio a decoração peculiar. Além do cenário envolvente, as mesas pequenas e música francesa estão ali para cativar. O menu segue o estilo dos bistrôs, com quiche lorraine, croque monsieur e omeletes. As crepes chegam à mesa abertas, com recheios aromáticos, massa fina e bordas crocantes. Entre as crepes salgadas a Avignon (Ratatouille) faz sucesso, com ingredientes marcantes como berinjela, abobrinha, tomate, pimentões verdes, amarelos e vermelhos e cebola. Entre as crepes doces, a Aumoniere (crepe em formato De trouxinha) é muito indicada, servida com creme de banana, maçã confit, mel, canela e calda de tangerina.

  • Endereço:

    Rua Dona Geralda, 44. Centro Histórico. Parati RJ.

• Pontos Turísticos em Paraty

Fotos:

• Centro Histórico

O Centro Histórico de Paraty conta com trinta e um quarteirões (antigamente havia trinta e três quarteirões) e quatro praças (Bandeira, Santa Rita, Matriz e Rosário). Ao contrário da maioria das cidades brasileiras, Paraty foi uma cidade planejada. Há muito tempo atrás engenheiros militares portugueses – que tinham ciência da vocação portuária da cidade e da sua necessidade de defesa - pensara em tudo. Planejaram como seriam as ruas e onde ficariam as igrejas, praças, cadeia, câmara, fortes e as áreas residenciais. Seguiram o padrão das cidades portuguesas da época, quando o desenvolvimento dos polos residenciais era balizado conforme a localização das igrejas. Para prevenir a invasão das marés, as casas foram construídas acima do nível da rua. É considerado como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” pela  UNESCO e foi tombado como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, além de ser candidata ao título de Patrimônio da Humanidade. Esses casarões coloniais hoje dão lugar a comércios como lojas, ateliers, pousadas e restaurantes. Trata-se de um destino o qual, turistas e locais aproveitam para passear, curtir, comer e comprar.

Fotos:

• Vila de Trindade

A Vila de Trindade está localizada é um dos destinos mais importantes do município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Trata-se basicamente de uma vila de pescadores onde há belíssimas praias as quais atraem também o movimento turístico. Os principais tipos de comércios dali são dirigidos pelos próprios caiçaras que investem no artesanato e restaurantes com comidas típicas. Além disso, hoje Trindade já conta com várias pousadas de boa infraestrutura e áreas de camping. Uma parte de Trindade pertence ao Parque Nacional da Serra da Bocaina e é preservada pelo ICMBio. São 30 km até o trevo de Paraty, entre as atrações dr Trindade estão praias, piscina natural, trilhas, cachoeiras, feiras de artesanato e boa gastronomia. Além disso, Trindade é uma opção mais barata à Paraty. Para os turistas e visitantes que desejam economizar, acaba se tornando uma excelente opção. Afinal, há alguns quilômetros está o centro histórico da cidade, bem como diversas outras opções de lazer.

Fotos:

• Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara é a maior da região central de Paraty, por estar muito próxima aos pontos comerciais e turísticos, acaba sendo uma das mais visitadas da cidade. Por ali há várias opções de pousadas e restaurantes. Trata-se de uma praia com águas calmas e areias claras, onde venta constantemente. O centro histórico fica a 1,5 quilômetros da propriedade e a melhor forma de chegar até lá é através de um carro ou automóvel.  Em tupi-guarani o nome é Yab-a-quar-a, que significa rocha e buraco. Esse nome foi dado devido à Toca do Cassununga, uma gruta localizada 200 metros após a praia. É um local indicado para ir com as famílias, principalmente com crianças já que quase não possui ondas. Além disso, é ótima para velejar ou andar de pedalinho. A orla é um excelente local para caminhar ou passear de bicicleta, já que possui uma ciclovia seguindo a linha do mar. Outros esportes que costumam ser praticados são o windsurf, canoagem e caiaques.

Fotos:

• Praia do Pontal

A Praia do Pontal é a praia do centro de Paraty, onde há a maior concentração de turistas, comércios e atrações. Por ali você vai encontrar inúmeras opções de bares, quiosques, lojas de artesanato, restaurantes, padarias, farmácias, enfim tudo para suprir suas necessidades. Além disso, ali se concentram boa parte das opções de hospedagem de Paraty. Costuma ser a praia preferida justamente por oferecer essa comodidade e os turistas podem até esquecer o carro na garagem, saindo para passear a pé. Antigamente havia um estaleiro, e saem veleiros e barcos de passeio. Um ponto turístico próximo é o Forte Defensor Perpétuo, de onde se pode ter uma vista privilegiada da Baía de Paraty e do Centro Histórico. O mar da Praia do Pontal possui águas calmas e está envolto de areias brancas, claríssimas. Ao todo são 230 metros de extensão.

Fotos:

• Praia São Gonçalo

A praia São Gonçalo está localizada em Paraty, no caminho em direção a Angra dos Reis. O acesso até lá pode ser alcançado carro ou de barco em vários pontos da praia. Está protegida por três ilhas (Pelada Grande, Pelada Pequena e Sururu) e possui um mar é calmo e seguro. Por ali há diversas opções de lazer. Para quem procura agitação, há inúmeras opções de bares agitados e quiosques badalados. Porém, também agrada quem procura tranquilidade, com seus mais diversos pontos calmos e com uma sombra agradável. Não vão faltar restaurantes para fazer a sua refeição por ali mesmo. A praia é extensa e há lugares para alugar caiaques, barcos ou ainda andar de banana boar. Também vale a pena andar até mais ao norte de Paraty, e através de uma pequena trilha a partir de São Gonçalo visitar a Praia de São Gonçalinhos, onde o mar é calmo, a paisagem linda e os frutos do mar são servidos frescos no quiosque.

Fotos:

• Piscina do Cachadaço

A Piscina do Cachadaço é totalmente natural e protegida por enormes pedras vulcânicas. Está localizada na Vila de Trindade, uma das regiões mais bonitas de Paraty. Para chegar lá, o turista ou visitante deve seguir sentido Praia do Meio até o riozinho e atravessar o rio. Depois, irá trilhar até lá a Praia do Cachadaço, no final terá outra trilha que levará direto ao ponto desejado. Ali será possível nadar entre pequenos peixes coloridos, para isso é estritamente recomentado o uso de equipamentos como snorkel e máscara. Suas águas são calmas, verdes, cristalinas e cercadas de pedras. A piscina é abastecida naturalmente pela água vem do mar e das montanhas. A caminhada até a Piscina do Cachadaço dura em média 1 hora por trilha, mas você pode optar por ir de barco. Alguns nativos oferecem esse tipo de serviço a barco para a volta.

Fotos:

• Cachoeira do Bananal

A Cachoeira do Bananal está localizada em Paratu, na estrada Paraty-Cunha e a 6 km da entrada da cidade. Trata-se de uma queda d’água de aproximadamente 15 metros a qual recebe muito a visita de moradores, turistas e visitantes que frequentam a cidade. No local o contato com a natureza faz prevalecer a sensação de se revigorar. A região que entorna a cachoeira é um espetáculo visual de intenso prazer. Ela recebeu esse nome por estar no interior da Fazenda do Bananal e pertence ao chamado Circuito das Águas. Já virou um ponto de referência e hoje faz parte do roteiro programado por diversas empresas de turismo ecológico. Mesmo estando há certa distância do centro comercial da região, com certeza é uma experiência que vale a pena ser vivida. Estima-se que a vazão de água seja de 0,43m³ de água por segundo.

Fotos:

• Parque Serra da Boicana

O Parque Nacional da Serra da Bocaina está situado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. É um segmento da Serra do Mar que tem 134 mil hectares. Cerca de 60% do parque se concentram no Rio de Janeiro, deste total 40% está em Paraty. Ali há diversos tipis de atrações turísticas naturais, como a Cachoeira Santo Isidro, a Cachoeira das Posses e a Cachoeira dos Veados. O ponto mais elevado do parque é o Pico do Tira o Chapéu, com 2.088 metros acima do nível do mar, ou seja, um dos lugares mais altos do Estado de São Paulo. Observar a fauna e a flora de expressiva biodiversidade é uma das atividades preferidas dos turistas que visitam a região. Em média, 60% da vegetação é composta por mata nativa (mata atlântica), e o restante de mata regenerada (secundária). As araucárias, cedros, embaúbas, palmitos e bromélias desçam-se no meio da flora. Se sabe que meio a fauna nativa, ali vive espécies como onça-pintada, suçuarana, preguiça de coleira, sagui da serra escuro, e inúmeras aves que dão espaço ao birdwatching.

• Eventos em Paraty

A FLIP é o Festival Literário Internacional de Paraty, considerado o maior evento da cidade. Realizado em Julho, o festival chama a atenção do público nacional e estrangeiro, que procura saber dicas e novidades do setor. Nos dias do eventos é montada uma estrutura com tendas e barracas ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Remédios no Centro Histórico de Paraty, onde acontecem palestras, workshops, apresentações musicais e bate-papo com autores e outros profissionais da área.

flip

Fotos:

• Dicas de Paraty

TEATRO DE BONECOS EM PARATY – O espetáculo apresentado com bonecos é conhecido internacionalmente por sua qualidade. A peça de aproximadamente 1 hora de duração acontece há mais de 33 anos no centro Histórico de Paraty. São várias estórias com enredos diferentes, baseadas em atitudes e reações humanas, que surpreendem pela semelhança. Atualmente a peça é realizada no Teatro Espaço, na rua Dona Geralda.

 

• Hotéis e Pousadas em Paraty

Selecionar todos os Hotéis e Pousadas para enviar seu orçamento
Fotos:

• Pousada Laguna Blue

A Pousada Laguna Blue se encontra num bairro charmoso, tranquilo e seguro, com vista para as montanhas e a 100 metros do portal de Paraty. Na Pousada Laguna Blue seu dia começa com a cordialidade e a simpatia no atendimento e um sofisticado café da manhã à beira da piscina, em um belo quiosque de sapê. No final da tarde ao chegar dos passeios poderá desfrutar do chá da tarde com bolos caseiros e biscoitos, oferecido como cortesia.

A pousada possui sauna à vapor, uma bela piscina climatizada, internet na sala de estar e wi-fi e jogos de mesa para seu entretenimento, sem custos adicionais. O atendimento da portaria é 24 horas e a pousada possui estacionamento próprio, com vigia noturno. Oferecem passeios de escuna, Jeep Tour, Kaiak, Stand Up Paddle e ecológicos, também com visitação a belíssimas praias, como as da Vila de Trindade.

 

Fotos:

• Hotel Pousada Canoas

O Hotel Pousada Canoas está localizado a apenas 200 metros do Centro Histórico (onde não é permitido o tráfego de veículos) e fica próximo aos principais restaurantes e comércio da cidade. Por sua aproximação com os principais pontos turísticos de Paraty, a maioria dos hóspedes deixa o carro no estacionamento e aproveitam para fazer passeios caminhando.

Fotos:

• Pousada Estrela do Mar

A pousada Estrela do Mar está localizada a 100 metros da Praia do Jabaquara e a 15 minutos da Praia do Pontal, em Paraty. Está próxima de muitos atrativos turístico, como é o caso do Centro Histórico (a 1,1 km da propriedade) e a rodoviária está a apenas 3 km, tudo para que a viagem de cada turista seja tranquila e cômoda.

Fotos:

• Pousada Bed and Breakfast

A pousada Bed and Breakfast está localizada no centro de Paraty, são apenas 100 metros até o Centro Histórico. Por ali está localizada a maioria das pousadas de Paraty, por ser a área mais nobre. A Praça Matriz está a 2 quadras e a 500 metros fica a Rodoviária.

Fotos:

• Pousada Missanga

A Pousada Missanga está situada na região da Chácara da Saudade, em Paraty. São apenas 10 minutos á pé do Centro Histórico, 15 minutos da praia ou do cais e 5 minutos da rodoviária. A região está cercada pela Mata Atlântica e em um local muito próximo dos pontos turísticos preferidos de turistas.

Fotos:

• Pousada Vistamar

A Pousada Vistamar está situada aos pés da Praia do Jabaquara, são apenas 5 minutos de carro da Praia do Pontal, onde fica a maioria dos bares e restaurantes à beira-mar. A 3 km da propriedade está a estação rodoviária mais próxima, onde o hóspede pode contar com acesso de ida e volta para a pousada.

Fotos:

• Pousada Serra da Bocaina

A Pousada Serra da Bocaina está localizada a 5 minutos de carro do centro histórico de Paraty, 10 minutos de carro da Cachoeira do Tobogã e a 5 minutos, de carro, da Cachoeira Pedra Branca. Situada no antigo Caminho do Ouro, está em um espaço rodeado pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina.

 

Fotos:

• Pousada Refron du Mar

A pousada Refron du Mar está localizada na Praia do Pontal, a 550 metros da Praça Hélio Pires e da igreja principal, em Paraty. Para quem vai de ônibus, a Estação Rodoviária de Paraty está a 1 km da propriedade. É uma ótima opção para quem busca relaxar.

Solicite seu Orçamento para os Hotéis e Pousadas Selecionados

Estado: Rio de Janeiro | Cidade: Paraty

Hotéis e Pousadas selecionados:

  • Idade da(s) criança(s):
  • *Campos de preenchimento obrigatório

Por Favor selecione ao menos um Hotel ou Pousada