Home » Destinos » Rio de Janeiro » Visconde de Mauá

Visconde de Mauá

Fotos:

• Informações de Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é uma região com a natureza preservada, onde ficam situadas três vilas com grande estrutura turística: Vila de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. O local faz fronteira com Parque Nacional do Itatiaia e está no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira. É uma região de fácil acesso, com estrada pavimentada, que une a Rodovia Dutra a Vila de Maua, passendo pelo distrito de Penedo, numa região situada praticamente no meio da distância entre a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.

O clima chamado de tropical de montanha, com inverno rigoroso e verão suave acabam atraindo o movimento turístico de Visconde de Mauá. Os visitantes aproveitam as montanhas, piscinas naturais, rios, picos, cachoeiras e toda área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira principalmente no inverno. As principais quedas d’água são as Cachoeiras do Alcantilado e do Escorrega.

A Vila de Maringá possui o principal centro comercial de Visconde de Mauá, concentrando o maior número de pousadas, hotéis, lojas de artesanatos e, principalmente restaurantes e bares. A principal rua de Maringá é conhecida com a Alameda Gastronômica, um lugar onde a culinária se estende entre pratos requintados e caseiros.

Os hotéis e pousadas em Visconde de Mauá se instalam em locais onde a natureza prevalece e a praticidade continua possível. Por esses motivos, são escolhidas por casais e famílias com intenção de descansar, se divertir e aproveitar os momentos livres.

• Gastronomia em Visconde de Mauá

Em qualquer uma das três vilas de Visconde de Mauá (Maringá, Mauá e Moromba) é possível encontrar ótimos lugares para desfrutar de uma boa gastronomia. Especialmente a Vila de Maringá, é conhecida como a alameda gastronomia, onde se concentram o maior número de restaurantes, bares e opções de sabores a serem desvendados por seus visitantes.

Fotos:

• Restaurante Borbulha

O restaurante Borbulha foi inaugurado em 16 de Julho de 2005, e desde então vem conquistando sua clientela fiel em Visconde de Mauá. Ele fica situado na  Vila de Maringá e pertence ao chefe e proprietário Edison Guia, o qual é especializado em mixar a gastronomia contemporânea com o tempero da comida caseira. Os doces da casa são muito atrativos, o cliente pode optar por sobremesas como o creme de Papaia com licor de Cassis, o sorvete caseiro de queijo com compota de limão cravo, a banana flambada com sorvete de creme, a pera flambada com sorvete de creme e o marshmallow do Chefe com geleia framboesa. Ali há os mais variados sabores e opções de pratos, que são uma singela homenagem a artistas e famosos. Entre eles, como prato principal você pode pedir Elis Regina, Clara Nunes, Cartola, Raul Seixas, Tim Maia, Beatles, Vinicius de Moraes, Frank Sinatra, Cássia Eller e Mini Elvis Presley.

Fotos:

• Restaurante Costa Brava

O restaurante Costa Brava, também conhecido como “rei do fondue”, e é especializado em diversos tipos de fondue, com sabores doces e salgados, todos com ingredientes de muita qualidade e bem preparados. Fica situado na Vila Maringá, região de Visconde de Mauá. Todos os produtos são muito bem selecionados. Algumas fondues doces além de deliciosas são especiais com chocolate meio amargo, ao leite, branco e doce de leite. Na adega o cliente pode escolher entre vinhos do velho e novo mundo e a carta de cerveja aparece em rótulos nacionais e importados. As paredes e o piso de madeira dão um toque rústico à decoração da casa, com a sensação de conforto prevalecendo. O cliente se sente em um ambiente antigo e sofisticado, meio a iluminação ideal. É um ótimo lugar para ir em casal, com o clima mais reservado.

  • Telefone: (24) 3387-1337
  • Endereço:

    Alameda Gastronômica. Vila de Maringá MG.

Fotos:

• Restaurante Dedo de Moça

O restaurante Dedo de Moça fica localizado na Vila de Maringá, a alameda gastronômica de Visconde de Mauá. Recebeu esse nome devido às características da pimenta dedo de moça, que é uma das mais famosas do Brasil, com um toque rústico, sabor nacional, sotaque baiano e sabor forte. O cliente poderá optar por começar seu dia com uma refeição completa de café da manhã na casa. Há ainda festivais de massas, Buffet de caldos, a la a carte, carta de vinhos, sobremesas especiais e você pode até criar sua própria receita.     São muitos pratos com os mais diversos sabores e toques. Entre as opções há o famoso pirão, a moqueca, bobó de camarão, trutas, filés e sobremesas caprichadas. Além da Moqueca de Filé de Abadejo com camarões, o Filé de Truta Grelhada, o Abadejo Tropical e o Filé mignon Sauce Bernaise.

  • Telefone: (24)3387-1033
  • Site:
  • Endereço:

    Estrada Mauá - Maromba, s/n Alto Maringá/RJ.

• Pontos Turísticos em Visconde de Mauá

Fotos:

• Cachoeira do Escorrega

A Cachoeira do Escorrega é uma das opções de ecoturismo mais visitadas de Visconde de Mauá. Trata-se de um tobogã natural de 30 metros de altura, com pedra bem lisa que, como o próprio nome diz serve de escorregador para os visitantes, que caem em um poço natural de água gelada. Hoje já é considerado um cartão postal da cidade e está a 3 km acima da Vida da Maromba. Por ali há um deck (sobre o rio) que dá abrigo para um bar, que serve bebidas quentes para quem encarar a aventura. Fica a 11 quilômetros de Mauá.  

Fotos:

• Vale do Alcantilado

Fotos:

• Alameda Gastronômica

A Vila de Maringá possui o principal centro comercial de Visconde de Mauá, é ali que fica concentrado o maior número de pousadas, hotéis, padarias, restaurantes, lojas, artesanatos e, principalmente restaurantes e bares. Também é conhecida com a Alameda Gastronômica da vila. Trata-se da mais bem estruturada região de Visconde de Mauá, uma curiosidade é que ela não deixa de ser próxima a pontos de ecoturismo. É cortada por um rio que a divide ao meio. Uma parte de Maringá pertence ao Estado de Minas Gerais e a outra parte fica ao Estado do Rio de Janeiro.

Fotos:

• Poção da Maromba

O Poção da Maromba fica localizado a 1000 metros acima da Vila da Maromba, em Visconde de Mauá. Trata-se de uma piscina natural com cerca de 7 metros de profundidade. Para chegar até lá, é possível ir de carro pela estrada Maringá - Maromba, passando por dentro da Vila da Maromba. O poção é formado pela água que cai de uma cachoeira de 6 metros formada pelo Rio Preto. Para quem gosta de aventura, há uma pedra de aproximadamente 8 metros a qual serve de trampolim para os mais corajosos saltarem para mergulhar no Poção da Maromba.

Fotos:

• Cachoeira Santa Clara

Cachoeira Santa Clara está situada entre Maromba e Maringá, no Vale de Santa Clara. Para chegar lá o acesso é fácil e seguro. Sua queda d’água possui em torno de 3 metros de altura meio a um paredão de pedra, cercado por araucárias e pinheiros. É uma das cachoeiras mais conhecidas e visitadas de Visconde de Mauá. Suas condições são ideais para praticantes de rapel (uma atividade de descida em corda). A água é apropriada para banho, embora sua temperatura baixa não seja tão agradável. A corrente de água é quase seca no inverno, alguns turistas aproveitam a situação para sentar no meio da queda e desfrutar da bela paisagem do Vale do Rio Preto. Para quem pretende passar o dia na região, o restaurante e pesqueiro Truta Rosa é uma boa opção para almoço.

• Eventos em Visconde de Mauá

Fotos:

• Festa do Pinhão

A Festa do Pinhão acontece todos os anos em Visconde de Mauá, sempre dividida em dois eventos: Salão do Pinhão e Concurso Gastronômico. A tradição seguida é que na programação constem shows regionais, praça de alimentação com comidas à base de pinhão e parque de diversão. O evento é realizado na Praça do Centro da Vila de mauá.

Fotos:

• Dicas de Visconde de Mauá

BOLO HÚNGARO O bolo húngaro é uma referência de Visconde de Mauá. Preparado de maneira artesanal, o bolo pode ser encontrado na pousada onde é fabricado, na rua Perciliana, 32 Lote 10. Centro de Visconde de Mauá. Trata-se de um tipo de bolo macio saboroso. É uma ótima opção para completar o café da manhã, lanche ou sobremesa. Algumas pessoas gostam de consumi-lo com sorvete, creme de leite ou chantilly, calda de chocolate, ao rum, com queijo, entre outras ideias de acompanhamento. Os ingredientes são de qualidade, sua receita leva nozes, castanha do Pará, passas, canela, açúcar mascavo, manteiga, farinha de trigo, açúcar, ovos, óleo de milho, leite, bicarbonato e sorbato de potássio. O bolo é de alta conservação natural e pode ser congelado por até seis meses. PASSEIO DOS GIGANTES vale a pena conhecer as maiores cachoeiras da região. Então, após tomar um café da manhã bem reforçado na pousada, recomEndamos o Passeio dos Gigantes, realizado pela agência de turismo Remorini, que te leva até as três maiores cachoeiras de Mauá – Paiol (120 metros), Brumado (90 metros) e 5 Estrelas (200 metros). Os guias explicam os pontos históricos do local, param em mirantes e o ápice é a vista partir do Mirante Zé Manuela, na Serra Verde, que fica a 1.800 metros do chão. As vilas de casinhas simples e a famosa Pedra Selada formam a paisagem local. Para isso, é preciso veículos 4×4, já que a estrada não facilita. A cachoeira 5 Estrelas é a única que pode ser utilizada por banhistas, com águas congelantes.

• Hotéis e Pousadas em Visconde de Mauá

Selecionar todos os Hotéis e Pousadas para enviar seu orçamento
Fotos:

• Pousada do Sonho

A Pousada do Sonho situada entre a Vila de Maringá e a Vila de Maromba. Sua região está repleta de comércios, principalmente restaurantes e lojas da região. Também é um local propício para se hospedar para aqueles que desejam conhecer as melhores e cachoeiras de Visconde de Mauá.

  • Telefone: (24) 3387-1409 e (24) 9241-6402
  • Site: http://www.pousadadosonho.com/
  • Endereço: Estrada Visconde de Maua km 7. Maromba S/N. Vila de Maringá, ao lado do Mercado do Marquinhos.
Fotos:

• Pousada do Mirante

A Pousada do Mirante foi inaugurada em 2009 e está situada entre a Vila de Maringá e a Vila da Maromba, região muito próxima de bares, restaurantes e do centro comercial. Esse ambiente é calmo e o hóspede fica em constante contato com a natureza. Ao seu lado fica a cachoeira de Santa Clara com acesso fácil, saindo da Vila de Maringá.

Fotos:

• Pousada Aldebaran

A pousada Aldebaran está situada na Vila de Maringá, na região mais próxima de Minas Gerais de Visconde de Mauá. São 400 metros até o centrinho comercial, onde o hóspede tem a comodidade de estar perto de muitos restaurantes, bares, feiras de artesanato e comércios no geral.

Fotos:

• Pousada Chalés Recanto do Sossego

A Pousada Chalés Recanto do Sossego está localizada no Vale de Santa Clara, região de Visconde de Mauá. Os pontos turísticos mais conhecidos nas proximidades são naturais e revigorantes: a Cachoeira da Santa Clara e a Toca da Raposa. De dentro dos chalés do Recanto do Sossego, os hóspedes têm uma das melhores vistas entra as pousadas em Visconde de Maua podendo ver as montanhas da região.

Fotos:

• Pousada Vista Bonita

A Pousada Vista Bonita está situada a 500 metros da Vila de Maringá, a 300 metros do Rio Preto. A região está rodeada por uma bela paisagem com linda vista para as montanhas. Para quem vai de ônibus, há uma parada a apenas 150 metros de distância, já Resende e sua Estação Rodoviária estão a 44 km da pousada.

Fotos:

• Pousada Sabor da Serra

A pousada Sabor da Serra está localizada no Alto de Maringá, em Visconde de Mauá. São apenas 300 metros até do centro da Vila de Maringá e 3 km da Cachoeira Santa Clara. A propriedade dispõe de estacionamento privativo gratuito pra hóspedes.

Fotos:

• Pousada Vale das Hortênsias

A pousada Vale das Hortênsias está localizada na alameda gastronômica da Vila de Maringá, em Visconde de Mauá. Além das opções de comércios do centrinho, o turista pode aproveitar para desfrutar da natureza em uma trilha a pé ou passear de bicicleta até as Cachoeiras de Santa Clara e Escorrega, situadas a 3 km de distância.

Fotos:

• Pousada Bosque das Azaléas

A pousada Bosque das Azaléas está localizada em uma área verde de aproximadamente 7000 m² próxima a Alameda Gastronômica na Vila de Maringá em Visconde de Mauá. A propriedade fica a apenas 120 metros do centro.

Fotos:

• Pousada Chalés do Lago

A pousada Chalés do Lago está localizada 200 metros do principal centro comercial da região de Visconde de Mauá, a vila de Maringá. É ali que se situam os melhores restaurantes, bares e lojas. O hóspede pode aproveitar a vista panorâmica para as montanhas cobertas com a Mata Atlântica. Para começar o dia bem, o café da manhã está incluso no valor da diária, e dispõe de muitas opções de frutas bolos, geleias caseiras e outras delícias servidas em um fogão à lenha.

Fotos:

• Hotel Bühler

O Hotel Bühler está localizado na Alameda Gastronômica, a principal rua da Vila de Maringá em Visconde de Mauá. São apenas 7,4 km até as cachoeiras locais, uma região cercada de área verde e com vegetação exuberante. Além disso, fica meio à alameda gastronômica, onde há diversas opções de bares e restaurantes.

Fotos:

• Pousada Terra da Luz

A pousada Terra da Luz está localizada na Vila de Maringá, na principal rua do local, chamada Alameda Gastronômica. Nesta vizinhança se encontra a maior concentração de bares, restaurantes, mercados, padarias e comércios. O local bucólico com a natureza preservada conta com o Rio Preto que passa ao lado da pousada.

Fotos:

• Pousada Santa Clara

A pousada Santa Clara está localizada entre a Vila da Maromba e a Vila de Maringá. Ela recebeu esse nome justamente por estar na Vila de Santa Clara, berço das águas da região de Visconde de Mauá. A propriedade fica próxima aos principais passeios como cachoeiras e restaurantes.

Fotos:

• Pousada do Encanto

A Pousada do Encanto está localizada na estrada principal que liga as três vilas de Visconde de Mauá. São apenas 500 metros da Vila de Maringá, onde fica o principal centro comercial e alameda gastronômica, a 2 km da Vila da Maromba e a 1,5 km do Vale da Santa Clara (onde estão as melhores cachoeiras da cidade).

Fotos:

• Pousada da Araucária

A Pousada da Araucária está situada entre a Vila de Maringá e a Vila da Maromba. A propriedade fica a aproximadamente a 2,5 km do principal centrinho da cidade. Ali o hóspede encontra diversas opções restaurantes, bares, lojas e mercadinhos. O vale da Santa Clara é uma região rica em cachoeiras e piscinas naturais.

Fotos:

• Pousada Visconde de Mauá

A Pousada Visconde de Mauá está na Rua Wenceslau Braz, meio a muita beleza natural da Vila de Visconde de Mauá. Por ali, a fauna e a flora são riquíssimas e tornam-se a atração principal para turistas.

Fotos:

• Pousada Fazenda Rio das Pedras

A Pousada Fazenda Rio das Pedras está situada a apenas 4 quilômetros da Vila de Maringá,  ou seja, o principal centro gastronômico e comercial de Visconde de Mauá. É ali que se concentra o maior número de bares, restaurantes e opções culturais. A pousada foi construída no século 19 e já é uma das mais tradicionais na cidade.

Solicite seu Orçamento para os Hotéis e Pousadas Selecionados

Estado: Rio de Janeiro | Cidade: Visconde de Mauá

Hotéis e Pousadas selecionados:

  • Idade da(s) criança(s):
  • *Campos de preenchimento obrigatório

Por Favor selecione ao menos um Hotel ou Pousada