Home » Destinos » São Paulo » Bertioga

Bertioga

Fotos:

• Informações de Bertioga

Bertioga é um dos destinos turísticos mais visitados no litoral paulista, isso porque a região tem fácil acesso pela estradas que descem a Serra do Mar, tanto pela Rodovia Mogi – Bertioga como pelo complexo Anchieta – Imigrantes. São 118 quilômetros da estradas bem conservadas e bem sinalizadas que separam a capital paulista de Bertioga.

Além disso, a cidade conta com uma ótima infraestrutura para receber os turistas com vias de fácil acesso, centro comercial bem desenvolvido e muitas opções de restaurantes e pousadas em Bertioga além de chalés e campings. O circuito com os pontos turísticos de Bertioga inclui o Forte de São João, SESC Bertioga, Casa da Cultura, Aldeia Indígena Ribeirão Silveira, a Vila de Itatinga e o Canal de Bertioga.

O maior atrativo de Bertioga é a natureza com grande área da Mata Atlântica preservada onde se destacam ambientes como manguezais, floresta nativa, rios, lagos, cachoeiras e mais de 33 quilômetros de praias como a Enseada, Indaiá, Guaratuba, Boracéia, Itaguaré e a badalada Riviera de São Lourenço.

A cidade também é conhecida pelos shows e eventos realizados principalmente na praia da Enseada, próximo ao centro comercial. Os principais eventos em Bertioga são o Festival da Tainha, Festa do Camarão e o Encontro Internacional do Índio, realizado todo ano no dia 19 de abril, dia do índio. A região também conserva a cultura indígena através de sua tribo guarani Terra Indígena Ribeirão Silveira.

• Gastronomia em Bertioga

Grande parte dos restaurantes situados em Bertioga são especializados em cozinha contemporânea com pratos a base de peixes e frutos do mar. Porém, também há alternativas, como comida caseira, cozinha japonesa e pizzas.

Fotos:

• Restaurante Borghese

O Restaurante Borghese é especializado em frutos do mar, contudo, serve também comidas exóticas, pizzas e atua como sushi bar no centro de Bertioga. Possui amplo espaço, dividido em três ambientes o salão sushi bar, salão interno (até 100 pessoas) e o salão varanda (50 lugares).  Muitos turistas aproveitam para tomar um chope, conversar e aproveitar a viagem.

Fotos:

• Restaurante Gaiana

O restaurante Gaiana é especializado em gastronomia internacional a base de frutos do mar. No restaurante Gaiana o cliente fica em um clima totalmente requintado e com vista para o mar. O salão é climatizado, com deck coberto ao ar livre, paisagismo e uma linda decoração. O restaurante é comandado pelo Chef Ricardo Trevisani e a cozinha é pelo Chef Julião Borges.

• Pontos Turísticos em Bertioga

Fotos:

• Praia da Enseada

A Praia da Enseada em Bertioga fica próxima do centro comercial da cidade. Tem 12 km de extensão com larga faixa de areia, clara e dura. O mar é limpo e aberto, bom para banho e pesca de arremesso. É uma das badaladas praias com instalações do Sesc Bertioga e diversos quiosques localizados no calçadão.

Fotos:

• Praia do Indaiá

A Praia do Indaiá fica situada em Bertioga, é uma das praias mais bonitas da região. Ela conta com larga faixa de areia e é cercada por vegetação das montanhas. Seu mar é limpo e suas ondas fracas. É ideal para famílias com crianças pequenas e para praticar pesca esportiva, caiaques a remo e vela.

Fotos:

• Praia de Riviera de São Lourenço

A praia de Riviera de São Lourenço é a mais famosa de Bertioga, sua área conta com 9 milhões de metros quadrados. O condomínio de alto padrão começou a ser desenvolvido em 1979, após a autorização da Prefeitura do Município de Santos, antiga responsável por aquela área. É considerada uma das praias mais badaladas do litoral paulista, com opções de shopping, hotéis, pousadas e restaurantes.

Fotos:

• Praia da Guaratuba

A praia da Guaratuba está situada em Bertioga e dispõe de 8 quilômetros de extensão com mar aberto e água apropriada para banho. Quase não tem onda, o que a torna positiva para famílias com crianças. Por ali há algumas opções de pousadas meio a diversas casas de veraneio, rodeadas de muito verde e tranquilidade.

Fotos:

• Praia de Itaguaré

A praia de Itaguaré fica localizada em Bertioga, é uma praia calma e praticamente sem ondas. É um lugar propício para passeios de Bananas Boats, para velejar e para praticar remo com caiaques e canoas, que podem ser alugadas nos trechos onde é cortada por riachos. São 20 quilômetros do Centro de Bertioga.

Fotos:

• Praia da Boracéia

A Praia da Boracéia recebeu esse nome de índios que a designam “lugar de muita gente". Conta com 4,7 Km de praia, terminando na divisa com São Sebastião. Os visitantes contam com mar aberto e uma faixa larga de areia, com boa infraestrutura de quiosques com delícias da cozinha caiçara.  É uma das lindas praias da região, com diversas casas de veraneio.

Fotos:

• Prainha Branca

A Prainha Branca  tem mar de águas calmas e transparentes, com uma antiga vila de pescadores que ali moram. Em alguns dias recebe festas no local. É um espaço do litoral paulista tombado pelo Condephaat, localizado no lado oposto do canal de Bertioga, na Ilha de Santo Amaro, onde está a cidade do Guarujá.

Fotos:

• Forte de São João

O Forte de São João foi construído em 1710, para servir de fortificação e base de observação dos navios que se aproximavam do litoral paulista. O ponto era estratégico e o forte, a base de alvenaria de pedra e cal. Trata-se do forte mais antigo do Brasil, localizado em frente da Ilha de Santo Amaro.  Hoje, o lugar histórico tornou-se um ponto turístico da cidade.

Fotos:

• Canal de Bertioga

O Canal de Bertioga é uma marina natural, onde são praticados esportes náuticos. Por exemplo, passeios de barco e pesca, já que possui piers de infraestrutura perto da foz do rio Itapanhaú.

• Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Bertioga foi criada para desenvolver a cultura local e promover atividades entre o público da terceira idade de Bertioga. Conta com apresentações teatrais e musicais, como de música erudita e populares a partir das 20 horas aos sábados. Há ainda, uma biblioteca com exemplares e aulas de pintura e produção de artesanato.

  • Telefone: (13) 3317- 4060
  • Endereço:

    Avenida Tomé de Souza, 130. Praia da Enseada. Bertioga - SP

Fotos:

• Parque dos Tupiniquins

O Parque dos Tupiniquins fica próximo ao Forte São João, espaço para prestigiar a memória e história do povo indígena que habitava Bertioga. Ali os turistas podem conhecer a histórica da cidade, dos colonizadores e do povo indígena. São expostas réplicas de vestimenta, armas, estátuas e artefatos indígenas da época.

Fotos:

• Sesc Bertioga

O Sesc Bertioga  é uma ótima opção de passeio para todas as idades. O espaço é destinado à educação, hospedagem, turismo e lazer em um dos pontos mais bonitos do litoral paulista. O Centro de Férias conta com área verde preservada da Mata Atlântica de quase 1 milhão de metros. O espaço fica aberto aos sócios para a prática de esportes e ingressos de apresentações de música e dança, teatro, literatura e artes plásticas.

Fotos:

• Terra Indígena Ribeirão Silveira

A Terra Indígena Ribeirão Silveira em Bertioga é uma área habitada por índio da etnia Guarani, uma das poucas áreas de conservação das riquezas culturais do País. A comunidade sobrevive baseada na sua própria cultura organizacional, conservando a identidade por meio de danças, rituais, canções, músicas, festas e até dialeto próprio.

Fotos:

• Trilha Itapanhaú

A Trilha Itapanhaú tem cerca de 7 quilômetros de extensão, com alto nível de dificuldade. Parte de seus trechos é de descida íngreme pelas encostas da Serra do Mar. Está cercada pela Mata Atlântica preservada e acompanha o trajeto do Rio Itapanhaú que desce a montanha. Durante o percurso, o visitante aprecia algumas cachoeiras, fauna e a flora preservada.

Fotos:

• Trilha do Caiubura

A Trilha do Caiubura  tem 4 quilômetros de percurso, no meio da Mata Atlântica. Fica situada na divisa de Bertioga com a cidade de Santos, com acesso pela Rodovia Rio-Santos. Ao longo trilha passa-se por mirantes com belas vistas, além de riachos e quedas d'água e piscinas naturais.

Fotos:

• Trilha do Jaguareguava

A Trilha do rio Jaguareguava conta com cerca de 7 quilômetros de extensão dentro da Mata Atlântica preservada de Bertioga. O caminho segue o Rio Jaguareguava, que é afluente do Itapanhaú, num vale atravessando alguns morros com quedas d'água e piscinas naturais. O rio tem águas cristalinas e calmas, que corta as montanhas da Serra do Mar, bom para aproveitar um passeio de caiaque.

Fotos:

• Vila de Itatinga

A Vila de Itatinga foi construída em 1910 para moradia dos funcionários da Usina Hidrelétrica de Itatinga, administrada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo. Hoje, é um dos pontos turísticos mais interessantes em Bertioga e a Usina Hidrelétrica de Itatinga é uma fonte de abastecimento de energia ainda utilizada. Na região, existem trilhas, cachoeiras e piscinas naturais.

Fotos:

• Trilha dos Três Poços

A Trilha dos Três Poços é uma boa opção de passeio de ecoturismo em Bertioga. O caminho por entre as árvores da Mata Atlântica fica próximo a Vila de Itatinga a Serra do Mar. Ali as diversas espécies de plantas nativas como bromélias, além de rios, quedas d’água e piscinas naturais tornam-se atração para os visitantes.

• Trilha do Cacau

A Trilha do Cacau total tem cerca de oito quilômetros de percurso, passando por vários ecossistemas. O visitante vai passar por regiões de como mangue, restinga e piscinas naturais de água doce, formadas pelos rios da região. Recebeu esse nome, pois no meio do percurso há um local específico onde houve uma plantação de cacau.

• Trilha Captação D’água

A Trilha Captação D’água fica situada meio à Mata Atlântica de Bertioga, no litoral norte de São Paulo. O visitante caminha em média uma hora entre árvores, vegetação e regatos em pontes rústicas. Além disso, passa por um ribeirão ideal para um banho. A travessia meio ao ecossistema repleto de manguezais e mata encosta está na mesma região que a captação de água do Sesc Bertioga.

Fotos:

• Trilha das Ruínas

A Trilha das Ruínas começa nas ruínas da Igreja de Nossa Senhora dos Pilares, e dura aproximadamente 40 minutos. É um local de fácil acessibilidade, por dois caminhos diferentes. Um por terra batida e o outro é feito de pedras. Os pontos fortes deste passeio são: visitar uma das primeiras igrejas do Brasil e caminhar meio à Mata Atlântica preservada. Ali o visitante conhece mais história, natureza e aventura.

• Trilha Caminho da Pedra

A Trilha Caminho da Pedra possui um dos maiores índices de dificuldade entre as opções de aventura em Bertioga. Ela liga a planície ao alto das montanhas, passando por uma paisagem panorâmica para Bertioga e o Arquipélago de Alcatrazes em São Sebastião. São aproximadamente três horas de duração, com topografia íngreme em percurso.

Fotos:

• Trilha Garganta do Gigante

O passeio pela Trilha Garganta do Gigante tem duração de 9 a 10 horas, um dos mais longos roteiros que se pode fazer em Bertioga. Por isso, para encarar essa “maratona”, o visitante deve ter um espírito aventureiro e vontade de estar em contato constante com a natureza. A trilha passa por rios, piscinas naturais, cachoeiras e muitas árvores. É recomendada a companhia de um Guia Loca, o preço médio fica em torno de 70 reais.

• Trilha de Riviera

A Trilha de Riviera possibilita que o visitante conheça as diversas bromélias, samambaias, palmitos e outras plantas típicas do litoral.  As embaúbas também são muito interessantes para observação, elas ficam em uma clareira da trilha. A semente hiberna por até 40 anos e só crescem entre a clareira e a floresta, a planta é responsável pela recuperação das regiões desmatadas.

Fotos:

• Trilha nos Trilhos

A Trilha nos Trilhos é uma forma de resgatar os aspectos históricos e culturais da região. O passeio passa por antigos trilhos, começando pelo Sertão dos Freires, em Mogi das Cruzes. A caminhada dura em torno de 5 km até chegar à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Trata-se de um passeio que só pode ser realizado em grupos e por agências especializadas em ecoturismo.

• Eventos em Bertioga

Fotos:

• Festa Festa do Camarão na Moranga

A Festa Festa do Camarão na Moranga em Bertioga é um evento com o objetivo arrecadar fundos para reforma no estaleiro da associação de pescadores, para proporcionar melhor infraestrutura aos trabalhadores. Independentemente disso, os turistas podem contar com almoços e jantares deliciosos feitos por especialistas.

Fotos:

• Festa da Tainha

A Festa da Tainha é um dos eventos mais famosos de Bertioga. Reúne turistas de todas as regiões no fim de junho e começa de julho.  Conta com a participação de entidades beneficentes e apoio de bares, restaurantes e da Prefeitura do Município de Bertioga. Geralmente acontece na Praça de Eventos de Bertioga, situada próximo ao Forte São João, um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade na Praia da Enseada.

Fotos:

• Dicas de Bertioga

Para quem gosta de pescar, a Náutica Chinen no km18 da estrada Bertioga – Guarujá – cerca de uns 15 minutos de da balsa de Bertioga – é uma marina com estrutura de lanchonete, serviço de aluguel de barcos, piloteiros muito legal para ir.

Conta com um poço de profundidade de 6 a 8 metros, aonde habitam muitas espécies de peixes como: Espadas, Corvinas, Betaras, Roncadores e Bagres. Os barcos ‘Tanto Faz’ de Nelsinho Santa Clara são famosos por sua pescaria de rodada na famosa rota da Balsa de Bertioga.

• Hotéis e Pousadas em Bertioga

Selecionar todos os Hotéis e Pousadas para enviar seu orçamento
Fotos:

• Camping e Chalé Humaitá

O Humaitá oferece dois tipos de hospedagem: área para camping, com infraestrutura adequada e chalés para quem procura conforto. Estabelecido em frente a praia da Enseada, o Humaitá é uma ótima opção para quem busca custo benefício. Quem se hospeda no Humaitá tem fácil acesso aos pontos de maior movimento na praia como quiosques e restaurantes.

Fotos:

• Pousada Bertyocas

A pousada Bertyocas está situada na Enseada em Bertioga, com o privilégio de estar de frente para a praia. Uma das mais tradicionais pousadas em Bertioga oferece estrutura completa de lazer e opções de acomodação confortáveis para seus hóspedes.

Fotos:

• Pousada Vila da Praia

“A sua casa em Bertioga” , este é o slogan da Pousada Vila da Praia. Os hóspedes desta pousada podem ter certeza que vão encontrar conforto e praticidade. Localizada a apenas 150 metros da Praia da Enseada, a Vila da Praia também está próximo do centro, onde estão os melhores restaurantes de Bertioga, bancos  e supermercados.

Fotos:

• Pousada Data Venia

A pousada Data Venia está localiada na praia de Guaratuba, longe da agitação do centro de Bertioga. Perfeita para quem gosta de paz e sossego junto a natureza, a Data Venia oferece uma estrutura compatível a um apart hotel, com flats espaçosos que incluem cozinha equipada.

A pousada fica a cerca de 100 metros da praia e conta com infraestrutura de lazer incluindo piscina aquecida.

  • Telefone: (19) 9825-2565
  • Site: http://www.dataveniaflats.com.br
  • Endereço: Condomínio Costa do Sol - Quadra A, Rua AP, n. 04. Praia de Guaratuba. Bertioga SP.
Fotos:

• Pousada Chalés Schina

A Pousada Chalés Schina está localizada próximo ao centro da cidade de Bertioga, onde o turista pode ter fácil acesso às lojas, bancos e os melhores restaurantes. O ambiente é aconchegante, com ares de vila, onde os chalés são situados ao redor da piscina e quiosque com churrasqueira. O espaço é fechado, proporcionando mais segurança aos hóspedes, que também têm recepção 24 horas.

  • Telefone: (13) 3317-3660
  • Endereço: Avenida Anchieta, 1.070. Praia da Enseada. Bertioga SP.
Fotos:

• Pousada Bertioga

A pousada Recanto Bertioga está estrategicamente localizada no Jardim Vista Linda, um dos bairros mais tranquilos de Bertioga. Além do fácil acesso, a pousada conta com uma estrutura de lazer com piscina e suítes com ar condicionado para o completo conforto dos hóspedes.

Fotos:

• Apart Hotel Porto Kanoas

O Apart Hotel Porto Kanoas é uma das mais confortáveis pousadas em Bertioga. Localizada de frente para a Praia de Indaiá, esta opção de hospedagem é ideal para quem esta procurando praticidade e um ambiente bem tranquilo, longe da agitação do centro.

Solicite seu Orçamento para os Hotéis e Pousadas Selecionados

Estado: São Paulo | Cidade: Bertioga

Hotéis e Pousadas selecionados:

  • Idade da(s) criança(s):
  • *Campos de preenchimento obrigatório

Por Favor selecione ao menos um Hotel ou Pousada