Home » Destinos » São Paulo » Ilhabela

Ilhabela

Fotos:

• Informações de Ilhabela

Ilhabela é um dos destinos preferidos dos turistas entre as opções no Litoral Norte de São Paulo. Suas praias contam com mar de águas transparentes, areias brancas e macias, e de uma excelente infraestrutura. É um dos 15 municípios paulistas considerados Estâncias Balneárias, ou seja, cumpre os pré-requisitos definidos por Lei Estadual e recebe verba para promoção do turismo.

Os visitantes podem contar com diversas opções de hotéis e pousadas em Ilhabela com cerca de cinco mil leitos. Assim, há desde alternativas na categoria cinco estrelas até simples pousadas meio à natureza (próximas a cachoeiras e mata nativa) e campings a beira mar.

Durante o ano, acontecem eventos com destaque para gastronomia, onde renomados chefes e gourmets participam e levam os sabores de seus temperos aos nativos e visitantes. Entre esses eventos, destaca-se o Festival Gastronômico que acontece todos os anos, no mês de agosto. Outro evento importante é a Rolex Ilhabela Sailing Week, uma competição de vela oceânica que vem sendo organizada pelo Yacht Club de Ilhabela há mais de 40 anos.

Já que a maioria dos restaurantes em Ilhabela está beira mar, as especialidades da culinária local são peixes e frutos do mar. O cliente pode escolher entre os mais variados sabores espalhados na avenida ao longo da orla da praia, que liga o sul ao norte da ilha, passando pelo seu pequeno centro.

A Praia do Perequê é a mais famosa entre as mais de 30 praias em Ilhabela. Fica no centro e recebe os principais eventos da estância. Também há: Praia de Pedras Miúdas, Ponta Azeda, Ponta do Pequeá, Praia da Feiticeira, Praia da Siriúba, Praia da Vila, Praia de Santa Teresa, Praia do Barreiros, Praia do Curral, Praia do Julião, Praia do Portinho, Praia do Veloso, Praia do Viana, Praia Engenho d’Água, Praia Grande, Praia Itaguaçu, Praia Itaquanduba, Praia Garapocaia (Pedra do Sino), Praia Perequê, Praia Saco do Indaiá, Saco da Capela, Ponta da Cabeçuda, Praia da Armação, Praia da Caveira, Praia da Figueira, Praia da Fome, Praia da Pacuíba, Praia da Serraria, Praia das Enchovas, Praia de Indaiaúba, Praia do Bonete, entre outras.

• Gastronomia em Ilhabela

Os visitantes de Ilhabela podem ficar tranquilos quanto a seu roteiro gastronômico, já que a ilha dispõe de opções requintadas de cozinhas e atendimento exemplar. Entre suas variações no roteiro gastronômico há cozinha caiçara, cozinha mediterrânea, italiana, oriental, portuguesa, alemã e japonesa. Em grande parte, contam com pratos a base de peixes e frutos do mar como principal atrativo, tanto na culinária nacional quanto internacional.

Fotos:

• Restaurante Capitano

O Restaurante Capitano está situado em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Tem capacidade de acomodar até 100 pessoas que dispõem de visão para a cozinha do restaurante, decoração com extensa estante de livros e a lareira acesa nas noites de inverno. Os pratos são tradições de culinárias de diversas regiões da Itália, com massas feitas na própria casa juntamente à melhor farinha napolitana, risotos, carnes, saladas e frutos do mar.

  • Telefone: (12) 3896-5241
  • Endereço:

    Avenida Pedro Paula de Moraes, 703. Saco da Capela. Ilhabela. Litoral Norte SP.

Fotos:

• Restaurante Caminho da Pizza

O Restaurante Caminho da Pizza está localizado em Ilhabela, em 2011 e 2012 foi considerada a melhor pizzaria do litoral norte.  Comporta até 120 pessoas em um ambiente charmoso, marcado por móveis de madeira rústica reaproveitada. A chef Stela Yamin elaborou um cardápio de pizzas excelente, com massas finas e crocantes preparadas artesanalmente e assadas no forno à lenha.

• Pontos Turísticos em Ilhabela

• Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara está localizada entre a praia do Pacuíba e a da Fome, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Trata-se de uma das praias mais belas e preservadas da região. Possui 500 metros de extensão, onde uma larga faixa de areia branca a caracteriza e é cortada por dois riachos um em cada extremidade. O mar da Praia do Jabaquara é de cor azul turquesa, ao lado direito há uma linda lagoa de água doce. O acesso pode ser feito por carro, bicicleta ou embarcação. Para quem vai de carro, recomendamos optar pelo serviço de passeio dos receptivos locais, onde o turista pode optar por jipe, escuna ou lancha. Dias de sol dever ser a primeira opção, já que com a estrada de terra seca é mais seguro. Ao final do caminho há dois estacionamentos que custam R$ 10,00 a diária.

• Praia do Veloso

A Praia do Veloso é última a qual se tem acesso de carro, localizada no lado sul de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.  Possui 200 metros e é caracterizada por suas areias escuras e águas tranquilas. Entre os frequentadores, os moradores da região e mergulhadores saem a frente de turistas. Foi nessa costeira que o navio Aymoré, naufragado em 1920, encontra-se.  Estima-se que está localizado entre 4 e 18 metros de profundidade. Para chegar à Praia do Veloso você vai passar por uma estrada pavimentada, que por vezes beira costões, até chegar ao Frades. A entrada da praia está a 300 metros após da Praia do Curral, que é conhecida por ser muito agitada. Já a Praia do Veloso está entre as mais tranquilas, opção perfeita pra descansar. Nessa praia não há quiosques e comércios situados nas proximidades da areia, já que não é tão frequentada assim. É o local recomendado para passear em família com as crianças, que ficarão mais livres para brincar. A paisagem é contemplada com grande área de vegetação e pedras distribuídas por sua extensão.

• Praia do Perequê

A Praia do Perequê está situada próxima ao centro de Ilhabela, é conhecida por estar entre as praias mais visitadas. Trata-se de uma das mais extensas da ilha, e é de fácil acesso o que aumenta generosamente o número de visitantes. Por estar muito próxima ao centro, o turista pode encontrar diversas opções de comércio. A paisagem é caracterizada pelos coqueiros - que enfeitam a orla -, pela areia clara e pelo mar tranquilo. Há quiosques que dispõem de mesas e cadeiras na areia, oferecendo boa infraestrutura aos visitantes. Durante a alta temporada os turistas costumam lotar os bares de Ilhabela. A Praia do Perequê é visitada por todas as faixas etárias entre jovens e adultos, esportistas ou não, e costuma a agradar todos os públicos. Os praticantes de kitesurf a descobriram, hoje nos dias em que o vento sopra para o sul eles a lotam de velas. É sede para alguns eventos esportivos como o Aloha Spirit.

• Praia do Julião

A praia do Julião está localizada no sul de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Está entre a praia da Feiticeira e a praia Grande, e é uma das opções escondidas, com areias finas e brancas, onde só se tem acesso através de uma trilha de 300 metros começando na estrada através de um percurso pelas pedras. O caminho de acesso não é muito fácil, porém a beleza do local compensa o esforço. A 200 metros da areia, há duas ilhotas de pedra que são utilizadas para ninho de aves marinhas. Por esse motivo, é proibido o acesso ali, evitando assim que as aves abandonem seus ninhos, é permitido apenas mergulhar ao redor das pedras. Há ainda uma grande quantidade de árvores que completam a beleza regional. Por ser uma praia mais pouco habitada, não há quiosques, apenas barraquinhas simples em alta temporada. A praia do Julião conta com infraestrutura de bar e restaurante para atender aos banhistas e visitantes.

• Ilha das Cabras

A Ilha das Cabras está situada a apenas 100 metros da pequena prainha, em Ilhabela no litoral norte de São Paulo. É uma região privilegiada para os praticantes de atividades com mergulho profissional e amador. Ela pertence ao Santuário Ecológico de Ilhabela, criado em 1992 (criado para garantir e proteger a fauna e a flora marítima costeira). O Santuário Ecológico Submarino é protegido por lei de qualquer prática de caça e pesca submarina. Podem ser encontradas muitas espécies de peixes ornamentais e outros habitantes marinhos, como a estrela-do-mar e, o famoso cavalo marinho. O mar se caracteriza por ter águas límpidas, que cobrem as pequenas pedras no fundo. Há boas opções de bares e restaurantes na região. Na Ilha das Cabras está situado uma dos pontos turísticos mais visitados de Ilhabela, a estátua de Netuno (afundada a 6 metros de profundidade para prestar homenagem ao rei dos mares). Vale a pena procurar um instrutor qualificado, para desfrutar do esporte mais procurado e praticado na região: o mergulho. O turista deve tomar cuidado com os ouriços-do-mar!

• Praia do Viana

A Praia do Viana está localizada a 9,5 km da balsa, em Ilhabela no litoral norte de São Paulo. Ela possui cerca de 100 metros de extensão, onde o mar é tranquilo e azul, com algumas pedras. Os turistas podem aproveitar a sombra dos guarda-sóis que ficam na areia juntos às mesas, disponível para quem deseja comer algum petisco aproveitando a sombra. A beleza da praia é completada pelos coqueiros, situados ao lado de quiosques e restaurantes, que enfeitam a orla. A praia possui boa infraestrutura de comércios, pousadas e hotéis. É uma das praias em Ilhabela recomendadas para mergulho, já que as pedras no mar protegem diversas espécies de peixes e outros animais marinhos. É de fácil acesso, o que resulta no aumento do movimento turístico, recebendo muitos visitantes durante a temporada. Por ser um local tranquil, é recomendada para famílias com crianças ou idosos. É frequentada por um público seleto, geralmente por pessoas hospedadas em um dos hotéis próximos a praia. Suas águas são limpas e transparentes frente a areia branca. O mar praticamente não tem ondas nessa parte da ilha, nem mesmo depressões ou correnteza forte. Por ter todas as características necessárias, o Remo é um dos esportes mais praticados por ali.

• Praia do Itaquanduba

A Praia do Itaquanduba está localizada a 3,6 km da balsa em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Trata-se de uma pequena praia com 200 metros de extensão, situada logo após a praia do Itaguaçu, no sentido vila. É pouco frequentada e abriga uma marina, os moradores locais costumam jogar partidas de futebol neste local no final de tarde. Seu nome é de origem tupinambá e significa "pedra que rola", a área é protegida do mar aberto e muito recomendada para esportes como a vela, canoagem, Wakeboard e o Remo. É caracterizada também, por suas areias claras e finas, mar tranquilo e pelos coqueiros em sua orla. Ela é pouco frequentada por turistas, o acesso é dado pela estrada que leva para o norte da Ilha. Você pode aproveitar para andar de bicicleta na ciclovia, ou ainda praticar Stand up de Paddle ou Windsurf no mar praticamente sem ondas.

• Praia do Curral

A Praia do Curral está localizada em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. São 8,5 km da balsa, 15 km da Vila de Ilhabela, 2 km depois da Praia Grande e 300 metros antes da Praia do Veloso. Por ser uma das mais acessíveis, ganha ainda mais destaque para visitação de turistas. Ao todo conta com mais de 500 metros de extensão, é possível ir de carro, mas não é garantido que você consiga estacionar à beira da estrada, ainda mais se estiver em alta temporada. Outra opção, é o estacionamento dos terrenos dos bares. É um destino muito bem estrturado, onde não apenas o mar garante o bom aproveitamento da viagem. Por toda orla há barzinhos com com mesas e cadeiras na areia, onde o turista escolhe de vai desfrutar de petiscos ou de uma gastronomia internacional, ou ainda de um lugar com música todo o dia. É a praia mais badalada da Ilha. Também é um ótimo ambiente para  admirar o pôr do sol, meio a uma área verde ampla (que também pode servir de refúgio do sol). No canto esquerdo da está situada a Capela de Santa Cruz, o acesso é feito através de uma escadaria e as pessoas geralmente a visitam para poder contemplar e admirar a paisagem em um belverdere.

• Praia do Sino

A Praia do Sino está situada em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. É uma excelente opção de turismo na região já que além de ser muito bonita possui estrutura de bares e restaurantes que sustentam o turismo. É mais conhecida como “Pedra do Sino”, e guarda uma lenda relacionada com as formações rochosas que existem no local. Está entre a Praia da Siriúba e a Praia do Pinto. Segundo alguns mitos, o nome é de origem indígena, e são justificáveis, pois quando suas pedras se batem fazem o som metálico de um sino. Elas podem ser visitadas através de uma passarela que o leva às pedras principais. Sua A faixa de areia possui em torno de 200 metros de extensão e é cercada por enormes palmeiras e coqueiros. O mar é tranquilo, sem muitas ondas e raso. No sul, há um ribeirão que deságua no mar. O conjunto da região forma um lugar paradisíaco, onde é possível praticar Wakeboard e Remo. São 11 km ao norte da balsa, para chegar vá pela estrada que leva ao norte da Ilha, 4 km depois da Vila da Ilhabela (Centro Histórico).

• Praia da Armação

A Praia da Armação está localizada no lado norte de Ilhabela, no litoral paulistano. O acesso até lá só pode ser atingido a pé, por uma rua auxiliar. Em alta temporada, para estacionar próximo à região a situação complica, já que é muito disputada. Quanto mais cedo chegar, mais chances de ter onde parar o carro. São aproximadamente 600 metros de extensão, onde estão situados vários bares onde você pode aproveitar para beliscar alguns petiscos e bebidas. É caracterizada por uma grande faixa de areia clara, mar tranquilo e uma grande área verde, condições ideais para a prática da Vela, Windsurf e Kitesurf. Está entre as mais procuradas por velejadores de monotipos e praticantes dos esportes citados. A Praia da Armação é uma das praias em Ilhabela mais procuradas. Há também uma pequena igreja local, a qual conta com uma das construções mais antigas da Ilha. Muitos casais a consideram romântica e a procuram para consagrar a união.

• Praia da Feiticeira

A Praia da Feiticeira está localizada no lado sul da Vila de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. É uma das praias mais famosas da cidade e está a 5 km da balsa, 11,5 km da Vila, ficando entre a praia do Portinho e a do Julião. Para conseguir chegar à praia você deve andar cerca de 200 metros. A trilha obrigatória deve se iniciar a partir da estrada. Atualmente a badalação da área está estacionada, e ela pode ser considerada um lugar tranquilo para descansar e usufruir da paz e beleza da natureza local. O mar calmo possui águas limpas que aparentam estar entre o verde e o transparente, cercado pela orla onde possui muitas árvores. Outra opção de turismo é a Cachoeira da Feiticeira, que fica localizada nessa praia e é muito procurada por amantes da natureza. A praia recebeu esse nome a partir de uma lenda, que conta sobre uma mulher (chamada de Feiticeira pelos pescadores locais), antiga proprietária de uma fazenda que se aproveitou da proibição de tráfico de escravos (em 1850) e começou a fazer negócios com os piratas e os comandantes de navios negreiros. O lucro do negócio proibido deixou-a muito rica, e quando ela ficou idosa, com medo de ser roubada, enterrou um tesouro com a ajuda de seus escravos em um lugar conhecido por Tocas. Para garantir que o tesouro não seria encontrado, teria matado todos os que estavam com ela, até que enlouqueceu e desapareceu.

• Praia Grande

A Praia Grande de Ilhabela está localizada a 13 quilômetros de distância da Vila. Ao todo possui 500 metros de extensão que ficam entre a Praia Julião e a praia do Curral. São 6,5 quilômetros da balsa e da orla é possível ver o Canal de São Sebastião, (a mais importante porta de entrada do petróleo consumido no Brasil). A praia possui boa infraestrutura, com opções de restaurantes e comércios. A orla é enfeitada por coqueiros, por um calçadão com banquinhos, uma quadra poliesportiva e uma capelinha. A areia é grossa e amarelada e há um pequeno rio deságua na ponta esquerda do mar. A praia também recomendada para a prática de esportes como windsurf e mergulho. Durante a temporada, o movimento aumenta e com ele o número de comércio, para lazer fica possível até possível passear de banana boat ou disco ski. Está entre as maiores praias do sul.

• Praia do Engenho

A praia do Engenho está localizada em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Seu acesso é fácil, da estrada já se pode ver o mar. São penas 5 quilômetros da balsa e bem próximo ao Centro Histórico, esta é uma das praias mais frequentadas por praticantes de esportes náuticos, em especial o iatismo. De fácil acesso, da estrada já se pode ver o mar. É uma praia tranquila e muito recomendada pra ir com a família. O mar é calmo azul, permite que as crianças brinquem sem correrem muitos riscos. Possui uma larga faixa de areia onde há alguns coqueiros na calçada, dando ainda mais beleza à paisagem. Esportistas costumam procura-la frequentemente para praticar esportes aquáticos, como o iatismo, por exemplo. Sua infraestrutura não é luxuosa, mas também não é simples, e conta com alguns poucos quiosques, banheiro, chuveiro e estacionamento.

• Praia do Portinho

A Praia do Portinho está situada ao sul de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. São 4 km da balsa, ficando entre a praia das Pedras Miúdas e a da Feiticeira. A infraestrutura é boa, com alguns quiosques que servem petiscos à beira-mar e algumas casas de pescadores ao fundo. Com 60 metros de extensão, tem águas tranquilas que podem ser vistas a 10 metros, sendo um bom lugar para mergulho.  É uma boa opção para quem pretende viajar com a família. Está envolta por pedras e árvores, e conta com a beleza verde do mar, que atrai visitantes cada vez mais os visitantes que buscam descansar. A praia recebeu esse nome devido a uma lenda que dizia que havia uma moradora ruim que batia e maltratava seus escravos até deixa-los sangrando. Um dia, ela recebeu uma imagem milagrosa de Santo Antônio e deixou guardada. ]Algum tempo depois alguns de seus escravos fugiram roubando peças de prata e sem saber o que fazer, ela pediu ao santo da imagem que se os escravos voltassem com tudo que tinham levado, ela não iria mais bater. A história aconteceu em uma das fazendas do bairro do Portinho.

• Praia do Bonete

A praia do Bonete está situada na costa Sul de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. O acesso à área é dado apenas através de barco, ou uma trilha de aproximadamente 15 km, que vai da Ponta da Sepituba até a Praia do Bonete, ultrapassando as cachoeiras da Laje e do Areado. Essa praia proporciona um contato ímpar com a natureza. O isolamento geográfico contribui para a preservação da natureza e também da autêntica cultura caiçara que ali vive. Trabalhos feitos artesanalmente são comuns, como as técnicas de esculpir canoas em troncos de árvores, por exemplo, e a Pesca ainda é uma das principais atividades econômicas do local. Antigamente, a região era muito visitada por europeus que visitavam ao Brasil, por isso, a população local leva traços de descendência europeia, como cabelos loiros e olhos azuis. No quesito esporte, a praia também é muito famosa entre os surfistas, já que oferece condições para a prática.

• Praia Saco do Eustáquio

A Praia Saco do Eustáquio está situada no lado norte de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. É considerada uma das mais paradisíacas praias da região. Possui ao todo 150 metros de extensão, com areias brancas, escondidas no fundo de uma pequena baía. Os turistas que visitam a praia Saco do Eustáquio geralmente estão em busca de tranquilidade e de interação com o mar, e toda a natureza a seu redor. Suas águas são de cor azul tranquilo, uma boa opção para passear com a família, descansar e relaxar. Sua infraestrutura é moderada, com apenas algumas opções de bares que servem petiscos e frutos do mar frescos e, disponibilizam banheiro para seus clientes. O visitante também pode optar por se sentar nas mesas com guarda-sol colocadas na areia e tomar alguma bebida.

• Praia de Castelhanos

A praia de Castelhanos está situada no leste de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. A área não é muito visitada já que é de difícil acesso, e conserva uma exuberante beleza natural, onde há pouca infraestrutura. Estima-se que a área tenha cerca de 1 km de faixa de areia larga e plana, a maior da região. Não são apenas turistas que costumam ir conhecer o local, mas a fama da praia já atrai a atenção de muitos surfistas que vão atrás de boas ondas, uma característica que pode ser encontrada apenas em Castelhanos e na praia do Bonete, localizada ao sul da ilha. A trilha até chegar lá possui 22 km de distância em meio a Mata Atlântica, mas cada minuto pode ser aproveitado para apreciar a beleza do caminho. Ao chegar ao cume, com 800 metros de altitude, já é possível avistar um trecho da faixa de areia de Castelhanos.

• Praia da Barra Velha

A praia da Barra Velha está localizada em Ilhabela, no litoral norte de são Paulo. Ao desembarcar da balsa, é a primeira praia que se tem contato. Por ali sempre há alguns barcos de pesca. Conta com uma marina de excelente infraestrutura. Seu cenário é composto por altos coqueiros e grande número de barcas coloridos de pescadores. A praia tem fundo lodoso e não é apropriada para banhos de mar. Quando a maré está baixa, muitos pescadores aproveitam para fazer a coleta de vôngole, um molusco de carne muito famosa. Uma lenda diz que ali havia uma fazenda de café e seu dono era um velho coronel aposentado, considerado não honesto, casado com uma mulher bem mais jovem que ele. Segundo essa história, a sinhá foi morta por um escravo, em uma das cachoeiras da região e até hoje quando se visita a área é possível ouvir os suplícios da moça.

• Praia da Caveira

A Praia da Caveira está localizada em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Recebeu esse nome após um desastre trágico do transatlântico Príncipe de Astúrias, o qual deixou 600 pessoas mortas após afundar em 1916, próximo à Ponta da Pirabura. Grande parte dos corpos dos náufragos foi parar nas areias dessa praia, que está a mais de 5 km do local do acidente. Para ter acesso a essa praia de barco, o melhor caminho é seguir bem pelo meio da baía, atravessando a arrebentação, isso porque ambos os cantos possuem grandes pedras submersas. A praia da Caveira é um dos pontos mais procurados por mergulhadores que praticam a pesca submarina. A partir dos 300 metros de sua faixa de areia, o acesso se dificulta já que os parceis e sua vegetação submersa atraem muitos peixes. É a única do arquipélago que não é habitada nem muito frequentada, é particularmente pequena com apenas 50 metros de extensão. Mesmo assim, é um verdadeiro paraíso.

• Praia da Figueira

A Praia da Figueira está localizada atrás da ilha das Galhetas, no lado leste de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Ela pode ser acessada pelo mar ou por uma trilha saindo do sul da praia dos Castelhanos, passando pela praia Mansa e praia Vermelha, ou saindo da praia do Indaiaúba. É uma praia relativamente pequena, ao todo possui 300 metros de areia fina e branca. Suas águas são tranquilas e transparentes, a região é marcada por possuir muitas árvores. Na ponta esquerda, há uma casa em estilo de fazenda colonial, um quiosque de sapé e uma casinha de pescadores, que dão ainda mais charme ao local. É um ambiente indicado para a prática de mergulho e pesca. Por estar escondida, quando as pessoas que passam de barco acabam não percebendo a existência dela. É uma ótima opção descansar das várias lanchas e veleiros, que estão nas praias da região. Para chegar através de trilha, você terá que caminhar em torno de duas horas, um roteiro que acaba sendo mais cansativo. Será necessário ir até Castelhanos, e o percurso passará pela Praia Mansa e Praia Vermelha.

• Praia da Fome

A Praia da Fome está localizada entre as praias do Jabaquara e do Poço em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Pode ser acessada pelo mar ou por trilha. De barco, é acessível para quem vem do canal com destino à Praia de Castelhanos. Há ainda a possibilidade se pegar uma lancha na Praia do Perequê e fazer um passeio que leva aproximadamente 20 minutos até chegar. Se você preferir ir caminhando através de uma trilha, o caminho é mais longo, você precisará ir até a Praia do Jabaquara, e caminhar cerca de 40 minutos. É uma das paradas obrigatórias das embarcações, suas águas são cristalinas e calmas, muito indicadas para a prática de mergulho livre. Ali há apenas  algumas casas pequenas de pescadores e uma antiga casa de fazenda, sendo pouco frequentada.

• Praia da Guanxuma

A Praia da Guanxuma está situada entre as praias da Caveira e do Saco do Eustáquio, em Ilhabela litoral norte de São Paulo. Possui apenas 100 metros de extensão, suas areias são brancas e o mar de águas transparentes. Trata-se de um local paradisíaco onde a Mata Atlântica serve como belo plano de fundo. Há uma pedra bem grande no centro da baía, que é marcante, com até 6 metros de profundidade. Perto dela, fica uma pequena casa de pescadores. Dali dá para avistar pequenos corais brancos e grandes ouriços negros. Uma ótima opção de atividade turística é mergulhar em volta dela, a sensação é que está voando em volta da pedra. A Praia da Guanxuma possui uma comunidade de pescadores tradicionais, com infraestrutura moderada. Para ter acesso até Guanxuma, é necessário ir de barco ou fazer trilhas de nível alto de dificuldade, tudo pela recompensa da beleza do lugar não compense. É uma excelente opção para relaxar e descansar em uma bela praia.

• Praia da Pacuíba

A Praia de Pacuíba está localizada ao norte de Ilhabela, 4 km depois da Praia da Armação e 5,5 km antes do Jabaquara. Para chegar até lá é necessário percorrer 3,5 km de estrada de terra em terreno pouco acidentado, no total de quatro quilômetros após o final do asfalto. Para aproveitar a praia, há um estacionamento fácil na estrada. Trata-se de uma pequena praia no norte da ilha, onde há várias pedras e a faixa de areia é estreita. Por ali ficam muitos pescadores, os quais montaram ranchos de pesca em terrenos da região. Além disso, algumas casas de veraneio simples se espalham por ali. Não está entre as melhores praias da Ilha, já que não é tão limpa assim e já foi muito danificada pelo excesso de mudanças. Sai mais vantajoso ir até a Praia do Jabaquara ou a Praia da Armação para aproveitar uma qualidade superior, sem grande interferência de pescadores. Em raras épocas do ano, é possível praticar surf.

• Praia da Ponta Azeda

A Praia da Ponta Azeda está localizada a quase 5 km do centro de Ilhabela, estando entre a Pedra do Sino e a Praia do Pinto. É uma das praias mais curtas de Ilhabela e está fechada por um condomínio de luxo, o único jeito de chegar até a praia é pelo canto esquerdo da Praia do Pinto. O território de extensão possui em torno de 150 metros. O mar da região é caracterizado por suas águas muito limpas e tranquilas, condições ideais para esportes náuticos e banhistas. A praia dispõe de uma salga de peixes, onde o trabalho artesanal prevalece. As belas casas de veraneio deixa esse local ainda mais bonito e paradisíaco. Ela não é muito frequentada, e recebe quase que exclusivamente a visita de pessoas do condomínio e de casas próximas. Uma das formas de acesso é  pela Praia do Pinto, sua vizinha.

• Praia da Serraria

A praia da Serraria está localizada no lado leste de Ilhabela, um pouco antes da Ilha da Serraria, no litoral norte de São Paulo. Conta com 100 metros de extensão de areia branca. Para chegar até lá é necessário um barco ou uma lancha (se tiver vinte e dois pés com motor de 75 cavalos partindo da praia do Perequê, o passeio leva em média 35 minutos para chegar até ela). Por não ser tão famosa, acaba recebendo pouca visitação dos barcos, que estão mais focados em ir para a Praia do Poço ou às praias do sul, por exemplo. Ali não há grande movimentação embarcações,m nem mesmo em alta temporada, por isso é uma boa opção para fugir em busca de trnquilidade. Há uma pequena comunidade de pescadores que fica pela praia da Serraria. Também pode ser acessada através de uma trilha de alto grau de dificuldade partindo da praia do Jabaquara, porém apenas pessoas com muita preparação física conseguem completar o percurso. É frequentada principalmente por mergulhadores, buscam conhecer os diversos animais marinhos que vivem na praia. A Ilha da Serraria (frente à praia) é um local propício para praticar a pesca esportiva e mergulho.

• Praia da Siriúba

A Praia da Siriúba está situada a 8 km do norte da balsa de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Para chegar até lá é preciso pegar a estrada sentido norte, a praia fica logo após a Praia do Viana e antes da Praia de Garapocaia. Há estacionamento na beira da praia. Conta com sua grande faixa de areia, mar verde e calmo pra deixar a paisagem linda e pronta para ser apreciada por quem passa por ali. Por possuir um ambiente muito tranquilo, é ideal para famílias com crianças. A orla é ainda mais embelezada por vários coqueiros e árvores em sua extensão. A grande movimentação no local se dá apenas em alta temporada, quando os turistas aproveitam para praticar esportes, seja andar de bicicleta, seja se aventurar pelo mar. A infraestrutura é simples, tendo poucos quiosques dispostos a disponibilizar mesas e cadeiras na areia e servir alguns petiscos. A praia do Siriúba é prestigiada principalmente por praticantes de kitesurf e windsurf, sempre que o vento está excelente. Nesse lugar o número de casa é baixo. Um dos pontos curiosos é a igrejinha que está escondida entre as pedras, no canto da praia.

• Praia da Vila

A Praia da Vila talvez seja a praia mais conhecida de Ilhabela. Ela está situada no centro histórico de Ilhabela, onde os turistas costumam procurar comércios e locais de agitação e lazer como boates, bares e restaurantes. Durante a temporada, costuma promover shows e eventos, o que atrai ainda mais visitantes. O mar é tranquilo, combinado a uma boa faixa de areia clara, que completa a linda paisagem da ilha, propiciando as condições ideais para famílias, casais e grupos de amigos. Algumas árvores próximas à avenida dão o toque verde à região, deixando tudo ainda mais natural. Conta ainda com quiosques e diversas opções de petiscos e pratos. O píer da vila é muito frequentado por pescadores, em todas as épocas do ano (principalmente no verão) que buscam peixes espada e lulas. Com a maré cheia, a faixa de areia “some” e dá lugar ao quebra-mar, ótima oportunidade para relaxar e observar o pôr do sol. Possui as características específicas para prática de pesca e remo.

• Praia das Enchovas

A praia das Enchovas está localizada no sul de Ilhabela, entre a Praia do Bonete e a Praia de Indaiaúba. Ao todo tem cerca de 600 metros de areia com concentração natural de minerais pesados, é grossa e amarelada e possui muitas pedras roliças. Está entre as praias mais extensas da ilha. É um local muito bonito, formando uma paisagem incrível meio às suas águas transparentes e calmas. Está protegida por paredões de pedras. Em sua ponta direita deságua um rio, pouco antes dos paredões que formam a costeira desde a ponta de Enchovas. Possui as condições ideais pra a pesca e o mergulho. Há duas maneiras de chegar a praia. Para ir mais rápido, utilize o barco, contorne a ponta da Sepituba, no extremo sul da ilha, e passe pelo Bonete. A segunda forma é fazendo a trilha até a praia do Bonete e depois caminhando mais 50 minutos até a praia de Enchovas.

• Praia das Pedras Miúdas

A praia das Pedras Miúdas está localizada a apenas 2 km da balsa de Ilhabela, em frente à Ilha das Cabras e às margens da estrada que leva ao lado sul. O principal atrativo turístico da região é o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, que surgiu em 1992, para estabelecer uma reserva ao redor da ilha, um dos melhores locais observar peixes. O mergulho de snorkel ou cilindro é uma oportunidade para contemplar a grande variedade de cardumes, corais, estrelas do mar, anêmonas e várias outras espécies multicoloridas que vivem por ali. Outro atrativo submarino muito querido é a estátua de Netuno, afundada a 5 metros de profundidade, formando um recife artificial. A praia possui uma faixa de areia branca e espaçosa e da água cristalina, onde o turista pode contar com bares e restaurantes que servem frutos do mar fresquinhos, ótima opção para quem deseja comer um petisco à beira-mar ou estar em contato com a natureza. A praia recebeu esse nome exatamente por ter muitas pedras pequenas na areia. É um ótimo refúgio com muitas árvores, mar azul e tranquilidade.

• Praia de Barreiros

A praia de Barreiros está situada a 7,5 km da balsa, ao norte da Vila, em Ilhabela. Possui aproximadamente 600 metros de extensão, trata-se de uma das maiores praias voltadas para o continente. Ela tem importante participação na história e na cultura de Ilhabela. A paisagem é formada pelo conjunto de um mar tranquilo com águas límpidas, céu azul e areia branca cercada por coqueiros. Não está entre as mais movimentadas no decorrer do ano e é mais visitada apenas durante a alta temporada, ou de moradores próximos. A infraestrutura é moderada, com alguns quiosques e restaurantes. O mar calmo torna o local apto a prática de esportes náuticos. Também é excelente opção para os amantes da natureza, com opções de trilhas pela área verde, por exemplo. Antigamente era usado por praticantes de esportes como Esqui Aquático e Wakeboard, mas hoje é tomado por boias das poitas de uma nova marina no local.

• Praia de Indaiaúba

A Praia de Indaiaúba está situada no extremo sul de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Fica próxima à praia do Bonete e possui uma larga faixa de areia branca, seu mar é tranquilo e azul e possui várias pedras nos cantos. Trata-se de uma praia deserta a qual o acesso feito apenas por barco. Conta ainda com uma pequena cachoeira e sua piscina natural apropriada para banho. No local há uma residência gigante. A praia é indicada para praticar mergulho e frequentemente utilizada para pesca de linha, além de ser muito visitado por aventureiros. Foram registrados alguns naufrágios na região da Ponta da Sepituba e Ponta do Boi, próximo dali. A praia é considerada um paraíso de águas transparentes e costuma ser muito visitada durante o verão, por turistas e amantes da natureza que se realizam ao vislumbrar e desfrutar da paisagem.

• Hotéis e Pousadas em Ilhabela

Selecionar todos os Hotéis e Pousadas para enviar seu orçamento
Fotos:

• Feiticeira Praia Hotel

O Feiticeira Praia Hotel está situado a 250 metros da Praia do Portinho, em Ilhabela. Ali o hóspede pode contar com um ambiente descontraído, um jardim extenso e muita natureza ao redor. São 10 metros da Cachoeira dos Três Tombos e 4 km da balsa. No valor da diária está incluso o café da manhã completo e durante a tarde há bebidas especiais e uma variedade de lanches.

Fotos:

• Pousada Atiaia

A pousada Atiaia está situada em Perequê, Ilhabela. São menos de 2 km do terminal marítimo, situado em jardins tropicais. O hóspede poderá contar com piscina, estacionamento e sinal de internet via Wi-Fi gratuito e quartos com ar-condicionado e banheiro privativo. No valor da diária está incluso café da manhã com frutas frescas e variedades de pães.

Fotos:

• Caravela Pousada Ilhabela

Caravela Pousada Ilhabela - Em meio a seus jardins floridos e arborizados está uma construção rústica, muito aconchegante, com detalhes de embarcações por todos os lados. Situada em ponto central da Ilhabela, próxima a balsa e ao centro da ilha, é considerada uma pousada em Ilhabela com fácil acesso tanto ao norte como ao sul. Dispõe de suítes e chalés com varanda e rede. Entre outras amenidades conta com piscina, sauna, bar, internet Wi-fi e o estacionamento fechado.

  • Telefone: (12) 3895-1225
  • Site:
  • Endereço: R. Carlos Rizzini, 70. Barra Velha. Ilhabela SP.
Fotos:

• Pousada Manga Rosa

A pousada Manga Rosa está localizada em Ilhabela, São Paulo. São apenas 50 metros da praia de Santa Teresa, ao lado do Yacht Clube e da Vila, o principal ponto turístico da ilha.  É uma opção que oferece total praticidade ao hóspede, já que fica próxima de restaurantes, lojas e praias.

Fotos:

• Pousada Candy

Uma das mais charmosas pousadas em Ilhabela, a Candy está situada no coração da cidade, na praia do Perequê. A região está próxima aos principais tipos de comércio como: supermercados, bancos, restaurantes, posto de gasolina, lojas de conveniência, entre outros. No jardim da pousada o turista encontra plantas ornamentais e estátuas antigas. A vista para o mar de Ilhabela é um dos destaques  desta pousada.

Fotos:

• Pousada Aporan

A Pousada Aporan está situada a 2,5 do centro de Ilhabela e a 20 minutos de carro das praias do Curral e do Jabaquara. Conta com quartos climatizados, varanda, banheiro e TV. Na área comum dispõe de piscina ao ar livre, estacionamento gratuito e jardim com banheira de hidromassagem. Assim como a maioria das pousadas em Ilhabela, a Aporan também inclui  o café da manhã completo no valor da diária.

Fotos:

• Pousada Náutilus

A pousada Náutilus dispõe de 16 apartamentos em um amplo terreno localizado em Ilhabela. Está próximo da Vila, a apenas um quarteirão e conta com área comum extensa. Conta com piscina com parte infantil e área de lazer, sala de TV e leitura, salinha de Internet, Internet sem fio e estacionamento no terreno da pousada.

  • Telefone: (55)12-3896-1575 e (55)12-3896-3536 ID 936*6315
  • Site: http://www.nautilus-ilhabela.com.br/
  • Endereço: Avenida Força Expedicionária Brasileira, 184. Ilhabela Litoral Norte SP.
Fotos:

• Ilhasol Hotel Pousada

O Ilhasol Hotel Pousada fica a 400 metros da Praia da Feiticeira e 800 metros da Cachoeira 3 Tombos, em Ilhabela. O hóspede pode contar com várias opções de serviços e lazer, além de uma linda vista para a cadeia de montanhas e o Pico de São Sebastião, o mais alto do litoral norte de São Paulo, com 1.378 metros.

Fotos:

• Pousada Tamara

A pousada Tamara está situada a 310 metros da Praia de Itaquanduba e a 2 km do centro histórico de Ilhabela. São 5 km do Terminal de Balsa e ao chegar na propriedade o  estacionamento está disponível gratuitamente. No valor da diária também está incluso o café da manhã completo, com opções de pães, frutas, sucos, bolos, etc.

Fotos:

• Caravela Pousada Bromélias

Caravela Pousada Bromélias - Recém incorporada e renovada, esta pousada está em um ambiente de quase 50 mil m² totalmente integrada à natureza entre o mar e a cachoeira. O riacho da Toca, a poucos metros da Cachoeira, corta o terreno ao lado dos Camarotes e das duas piscinas onde os hospedes poderão escutar o suave som de suas corredeiras. Estes amplos chalés, no estilo colonial-rústico, dispões de quarto com ar, área externa privativa, banheiro, frigobar, TV com satélite e sacada com rede.

  • Telefone: (12) 3895-1225
  • Endereço: Avenida Cel. Jose Vicente de Faria Lima, 1243. Praia do Pereque. Ilhabela SP.

Solicite seu Orçamento para os Hotéis e Pousadas Selecionados

Estado: São Paulo | Cidade: Ilhabela

Hotéis e Pousadas selecionados:

  • Idade da(s) criança(s):
  • *Campos de preenchimento obrigatório

Por Favor selecione ao menos um Hotel ou Pousada