Home » Destinos » São Paulo » São Francisco Xavier

São Francisco Xavier

Fotos:

• Informações de São Francisco Xavier

São Francisco Xavier é uma pequena vila localizada na Serra da Mantiqueira, Estado de São Paulo. A região é considerada APA, área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. São 720 metros de altitude em uma região de fácil acesso, à apenas 54,8 km de São José dos Campos. Por ser uma região tranquila, com opções de lazer e atividades de ecoturismo, São Francisco Xavier vem aumentando gradativamente o número de visitas por turistas.

Dentre as opções de belezas naturais acessíveis, o visitante encontra a Cachoeira Pedro David e a trilha para o Queixo D’anta. Seu público visitante é principalmente formado por casais e famílias que procuram um tempo longe da agitação dos centros urbanos. Para atender a essa demanda, os hotéis e pousadas em São Francisco Xavier disponibilizam uma larga estrutura de hospedagem com chalés equipados com lareira e hidro. Algumas destas opções de hospedagem ficam situadas no centro da vila, juntamente com os principais restaurantes como o Photozofia e Trutas Mariser.

Outra pitoresca atração é o artesanato, encontrado em lojas com a Bruxinhas do Mato e em algumas pousadas. A gastronomia indicada para apreciar no distrito é a regional, com pratos caseiros e tradicionais. A especialidade dos restaurantes é a cozinha moderna, utilizando ingredientes cultivados na região como truta  e shitake. Grande parte dos chefes preferem  favorecer o uso de produtos naturais, oriundos da Serra da Mantiqueira.

• Gastronomia em São Francisco Xavier

Entre os grandes atrativos de São Francisco Xavier está a ótima gastronomia encontrada nos restaurantes. Há inúmeras opções de restaurantes, cantinas, bistrôs, pizzarias e bares. Muitos deles contratam show de música ao vivo, para ajudar a esquentar as noites frias da montanha.

Fotos:

• Restaurante Trutas Mariser

O restaurante Trutas Mariser foi fundado por Marina, que rodeada de peixes resolveu criar um prato com a truta. A iniciativa deu tão certo que Marina dominou a arte de cozinha e hoje conta com uma equipe e seu restaurante de sucesso. Está situado no centro da cidade, com uma estrutura rústica e aconchegante.

Fotos:

• Restaurante João de Barro

O Restaurante João de Barro fica situado no centrinho de São Francisco Xavier, seus donos também cultivam trutas na região. Foi todo construído e decorado com estilo rústico onde os ambientes são sempre de madeiras, seguindo o padrão de armazéns com deck de interior. Seu ponto forte fica nos pratos a base de truta, mas também conta com opções de carne e entradas com toque caipira e mineiro.

Fotos:

• Restaurante e Bar Pangea

O Pangea está localizado no centro do distrito de São Francisco Xavier, na principal rua, com fácil acesso. O cardápio do Pangea oferece pratos feitos a base de produtos com origem da regional. O ambiente descontraído com músico ao vivo e um pessoal bem alegre.

  • Telefone: (12) 3926-1502
  • Endereço:

    Rua XV de Novembro, 97. Centro de São Francisco Xavier.

• Pontos Turísticos em São Francisco Xavier

Fotos:

• Cachoeira do Roncador

A Cachoeira do Roncador está situada a 14 km do centro, é uma ótima opção de ecoturismo em São Francisco Xavier. Sua queda principal tem 45 metros de altura, terminando em uma sequência de outras várias pequenas quedas. A área é de propriedade particular, pertencente a uma pousada e um restaurante, por isso é necessário pagar taxa de visitação.

  • Endereço:

    Estrada do Rio do Peixe, Bairro do Roncador. São Francisco Xavier.

Fotos:

• Pesqueiro Pantanal

O Pesqueiro Pantanal está situado há alguns quilômetros antes do centro de São Francisco Xavier. É um lugar para aproveitar a natureza, relaxar e ainda aproveitar um restaurante com comidas típicas da região.  É de ótimo acesso e a pesca é praticada por quilo ou esportiva. Trata-se de uma boa opção de passeio em família.

  • Telefone: (12) 3797-6895 e (12) 9729-5292
  • Endereço:

    Estrada Vereador Pedro David, km 15. São Francisco Xavier SP.

Fotos:

• Trilha Queixo Danta

A Trilha Queixo Danta é uma das opções de ecoturismo em São Francisco Xavier com as subidas mais íngremes e nível de dificuldade alto. São, em média 5 horas de passeio com o total de 6 km. Saída é na base da fazenda, passando por mata fechada e água potável pelo caminho. Após isso, chega-se a 1756 metros de altitudes, proporcionando uma vista panorâmica do Vale Paraíba.

Fotos:

• Trilha da Toca do Muriqui

A Trilha da Toca do Muriqui se estende por 6 km, passando por lindas paisagens de onde é possível apreciar uma variedade de espécies da fauna e flora da região. Trata-se de uma trilha de nível fácil, com duração de 3 horas. O turista passa por algumas subidas leves, e em dias ensolarados tem a chance de admirar o maior morador da mata atlântica, o macaco Muriqui. Há uma cachoeira que fica a 1550 metros de altitude, com água gelada e apropriada para um banho relaxante.

Fotos:

• Cachoeira Pedro David

A Cachoeira Pedro David, também conhecida como Cachoeira São Francisco, é pública com 15 metros de altura e várias quedas. Fica situada no Recanto Turístico Pedro David, em São Francisco Xavier, com acesso através da estrada municipal, km 21. São 3 quilômetros até a Vila, seguindo no sentido de Joanópolis.

Fotos:

• Reserva Ambiental Santa Barbara

A Reserva Ambiental Santa Barbara está situada em uma área com mais de 150 mil metros quadrados de Mata Atlântica nativa.  Ali há trilhas moderadas e autoguiadas, com duração média de 1 hora. O auge do passeio é no Mirante de Santa Bárbara, onde o turista pode utilizar a luneta de aproximação e observar toda a cadeia de montanhas de São Francisco Xavier na divisa de Monte Verde e alguns de seus mais altos picos. Entre eles estão a Pedra Vermelha (1.836 metros), Queixo D`Anta (1.176 metros) e Pico do Rochedo (1.300 metros).

Fotos:

• Pedra Vermelha

A Pedra Vermelha situada em São Francisco Xavier a 1.836 metros de altitude, na Serra dos Poncianos. A trilha fica em uma área de propriedade particular que não permite a subida até o pico. Porém, há caminhos alternativos e inseridos à mata para chegar lá que só conseguem ser utilizados por quem já conhece a região.

Fotos:

• Pedra do Porquinho

A Pedra do Porquinho situada em São Francisco Xavier permite uma vista de 360° para a natureza a seu redor. Ali há uma pequena gruta onde se encontra uma imagem de São Francisco. Para subir na pedra há uma escada que facilita o acesso. É possível ir de carro, restando uma pequena caminhada a pé até o topo da montanha. O passeio dura em média uma hora.

Fotos:

• Portal do Equilibrium

O parque de aventuras do Portal do Equilibrium o turista poderá participar de trilhas, grutas, cachoeiras, tirolesa de dois estágios (com 770 metros), rapel e passeio a cavalo. São 5 km do centro turístico de São Francisco Xavier, em uma área de 800.000 metros quadrados a 1.100 metros de altitude. A Mata Atlântica preservada ocupa um total de 30% de sua área e os 70% restantes são dedicados ao reflorestamento.

Fotos:

• Trilhas e Cachoeiras do Pouso do Rochedo

As Trilhas e Cachoeiras do Pouso do Rochedo ficam em uma reserva ecológica a 8 km do distrito de São Francisco Xavier. Ali o turista se integra com muitas árvores e flores que foram plantadas por Sr. Antonio, o proprietário da região.  O lugar é cuidado há 35 anos para manter a preservação ambiental e proporcionar trilhas seguras com escadas e corrimões. Há também 2 mirantes com aproximadamente 2.000 metros de altitude.

• Eventos em São Francisco Xavier

Fotos:

• Cordas da Mantiqueira

Todo ano no mês de setembro a vila de São Francisco Xavier recebe centenas de turistas que visitam o lugar para apreciar shows musicais de qualidade no Festival de Música – Encontro Cordas na Mantiqueira. O evento conta com shows de música instrumental brasileira e latino-americana.

Criado pelos proprietários do restaurante Photozofia, o festival já completou mais de uma década de sucesso.

Fotos:

• Festival Literário da Mantiqueira

O evento é sediado na Praça Cônego Antônio Manzi, no centro de São Francisco Xavier, onde são montadas tendas para receber os palestrantes e o público.

A programação do evento inclui também oficinas e workshops para profissionais da área e estudantes universitários, além de shows musicais.

Fotos:

• Dicas de São Francisco Xavier

CAVALGADA DO RANCHO SÃO XICO

O Rancho São Xico é uma oportunidade de passear em São Francisco Xavier através de cavalgadas que o levam a trilhas na Serra da Mantiqueira. Você conhece riachos e cachoeiras, e até circuitos temáticos, unindo os esportes de aventura como rapel e acqua ride. Há também passeios ao luar, por estradinhas de terras ou trilhas.

• Hotéis e Pousadas em São Francisco Xavier

Selecionar todos os Hotéis e Pousadas para enviar seu orçamento
Fotos:

• Portal do Equilibrium

A pousada Portal do Equilibrium é uma opção de hospedagem com 16 suítes, situadas em São Francisco Xavier. Essas acomodações podem ser separadas em três categorias: máster, flores do portal e cheiros da horta, todas proporcionando a linda vista para a natureza da Serra da Mantiqueira.

Fotos:

• Chalés do Nego São Francisco Xavier

Os chalés do Nego São Francisco Xavier, situados no Bairro dos Remédios, são ótimas opções de hospedagem para os visitantes que desejam relaxar em meio á natureza exuberante da Serra da Mantiqueira. Os 3 chalés são equipados com tudo necessário para o conforto dos clientes. As pousadas em São Francisco Xavier têm esta vantagem: sempre situadas em contato com a natureza do local. E os Chalés do Nego são bons exemplos de conforto aliado a tranquilidade das montanhas da região. No local ainda há animais de fazenda.

Fotos:

• Pousada Serra do Luar

A pousada Serra do Luar está situada no bairro de Santa Bárbara, em São Francisco Xavier. A região está entre as mais altas da Serra da Mantiqueira. O hóspede estará em constante contato com a natureza, em uma pousada que conta com piscina coberta e aquecida com jatos, sauna, tenda de massagem, redes, sky, pabx e estacionamento.

Fotos:

• Pousada Muriqui

A pousada Muriqui está situada no centro de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos. É uma boa opção de destino na Serra da Mantiqueira, onde as montanhas e a área verde, cada vez mais, vem atraindo o olhar para o turismo. Trata-se de um destino próximo a Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal, além do sul de Minas Gerais.

Fotos:

• Pousada Fazenda Monte Verde

A proposta da Pousada fazenda Monte Verde é oferecer aos visitantes um ambiente de “casa de campo” na região de São Francisco Xavier. Ou seja, proporcionar uma estrutura confortável para o hóspede poder apreciar a natureza do local.

  • Telefone: (12) 9607-7090
  • Endereço: Estância Mata Nativa - Fazenda Monte Verde
Fotos:

• Pousada Viramorro

A pousada Viramorro está situada em São José dos Campos, a 35 km de São Francisco Xavier. É uma pousada muito aconchegante na Serra da Mantiqueira, onde o hóspede dispõe de boa estrutura e muito espaço para descansar. Para cada uma das dez suítes, há um canto confortável e de contato com a natureza para relaxar.

Fotos:

• Pousada Recanto das Pedras

A Pousada Recanto das Pedras é uma opção de hospedagem rústica, mas bem confortável. Fica situada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, próximo ao centro de São Francisco Xavier, um lugarejo encantador, que fica em contato com a natureza da região.

Fotos:

• Pousada Vila Santa Bárbara

A Vila Santa Bárbara está situada em São Francisco Xavier, em uma região cheia de Mata Atlântica. A pousada fica meio aos rios Bugre e Palmital, dispõe de 1200 metros de reserva natural em sua propriedade.  Os hóspedes são recebidos em chalés ou bangalôs com banheiro envidraçado e vista para as montanhas.

  • Telefone: (12) 3926-1190
  • Site:
  • Facebook:
  • Endereço: Estrada de Santa Bábara 4942.
Fotos:

• Pousada Aconchego do Caboclo

A pousada Aconchego do Caboclo dispõe de suítes aconchegantes em Monteiro Lobato, região próxima a São Francisco Xavier. Trata-se de uma opção de turismo modesta, onde o visitante é convidado a se divertir com os mais simples presentes da natureza.

Fotos:

• Pouso do Rochedo

O Pouso do Rochedo foi a pousada pioneira a hospedar turistas e viajantes que visitavam a região de São Francisco Xavier. O proprietário, Sr. Antônio Vicente, se estabeleceu na região em 1975 e iniciou um processo de reflorestamento e revitalização das nascentes de água do bairro de Santa Bárbara. Próximo a pousada existem muitas cachoeiras, rios e lagos e mirantes com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira.

  • Telefone: (12) 3926-1214 e (12) 3926-1290
  • Endereço: Estrada Santa Bárbara. São Francisco Xavier SP.
Fotos:

• Pousada Itaky

A Pousada Itaky fica num dos locais mais bonitos de São Francisco Xavier.

Além de um ambiente tranquilo e da linda paisagem natural de matas e montanhas da Serra da Mantiqueira, a Pousada dispõe de dez chalés equipados com Lareira, TV, Frigo bar e varanda.

Nossos Clientes podem usufruir de uma estrutura com piscina, sauna, cachoeira e trilha particular de 1000 mts por entre a mata.

Dispomos de Hi-Fi e ficamos a 3 km do centro.

Solicite seu Orçamento para os Hotéis e Pousadas Selecionados

Estado: São Paulo | Cidade: São Francisco Xavier

Hotéis e Pousadas selecionados:

  • Idade da(s) criança(s):
  • *Campos de preenchimento obrigatório

Por Favor selecione ao menos um Hotel ou Pousada