Carnaval 2014 em Paraty e Trindade

Publicado em

Paraty é um dos destinos turísticos mais visitados na região sudeste do Brasil. A cidade é conhecida internacionalmente e recebe turistas do mundo todo para apreciar sua arquitetura histórica, suas lindas praias e ilhas, além de se destacar pelos seus eventos.

Quando o assunto é evento em Paraty, não poderíamos deixar de falar sobre a FLIP – Festival Literário Internacional de Paraty, que é realizada todo os anos entre os meses de julho e agosto. O festival tem a duração de 5 dias e reúne escritores, autores, jornalistas consagrados, que ministram palestras, workshops, debates, shows e apresentações de arte cênica. A programação principal é realizada na Tenda dos Autores, erguida num espaço tradicional, ao lado da Igreja Matriz de Paraty.

Mas vamos dar destaque para outro evento que é unanimidade nacional: Carnaval. A folia em Paraty conta com 7 blocos de rua que saem arrastando milhares de pessoas pelas vielas do Centro Histórico da cidade. São bandinhas com instrumentos de sopro e percussão, que fazem a festa e alegria de moradores e turistas durante os 5 dias do Carnaval.

Para animar ainda mais, os bonecos gigantes participam da festa, desfilando junto dos blocos e dos foliões que entram no clima com máscaras e fantasias. Mas, sem dúvida, o bloco mais original de Paraty é o Bloco da Lama.

O tradicional Bloco da Lama tem 15 anos de Carnaval. Todos podem participar, basta ter disposição de se sujar de lama da cabeça aos pés. As pessoas mergulham na lama do mangue e ficam parecendo monstros. Para completar as fantasias, ainda usam alguns apetrechos como cordas, cabeças de animais e cipós para ficarem ainda mais assustadoras. O percurso começa justamente no lamaçal na ponta esquerda da Praia do Jabaquara e segue para o Centro Histórico de Paraty numa distância de cerca de 2 quilômetros.

O Carnaval de Paraty também conta com apresentações musicais e teatrais em restaurantes do Centro Histórico, além de festas e bailes nas principais casas noturnas da cidade, para completar a folia.

Agora o bom do Carnaval em Paraty é que as pessoas podem recuperar a energia gasta na folia com passeios a ilhas, cachoeiras e belas praias. Trindade é uma vila de Paraty onde o visitante encontra várias praias com infraestrutura turística que conta com bares e restaurantes com mesinhas na areia e música ao vivo para curtir o ambiente.

Além das praias, o visitante de Trindade também pode apreciara bela Cachoeira do Pontal e brincar na Pedra que Engole. Agora, a principal atração de Trindade é a Piscina Natural do Cachadaço, uma obra prima da natureza com água cristalina na cor verde esmeralda, cercada de pedras gigantes que represam a água do mar. A entrada da Vila de Trindade fica a aproximadamente 10 km de Paraty, pela Rodovia Rio-Santos.