Festival Solstício de Verão em Ubatuba

Publicado em

O início do verão é um grande marco em regiões litorâneas. Por isso que no município de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, comemora-se o chamado “Dia do Sol – Solstício de Verão”, um festival realizado poucas semanas antes do fim de dezembro para comemorar a chegada da época mais esperada do ano, em que as mais de cem praias de Ubatuba realmente podem ser aproveitadas 100%.

Em 2015, o festival chega a sua sexta edição e será celebrado nos dias 19, 20, 21 e 22 de dezembro (de sábado a terça-feira). O palco para a celebração ao sol é a Praça do Capricórnio, no centro. Realizado pela Yesk8 Produções e AM Produções, com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, ele reúne além de moradores, muitos turistas que desejam conhecer um pouco mais da alegria e atrativos presentes na região.

O evento se preocupa em mesclar várias atrações diferenciadas, sejam de esporte, cultura, turismo, arte ou lazer, que juntas são perfeitas para entreter os convidados durante o dia ou à noite. Vale citar que a praça onde são realizadas essas atividades é também marcada por cruzar a linha imaginária do Trópico de Capricórnio da cidade, linha essa que aparece junto ao Solstício de Verão do hemisfério sul.

pousadasubatuba

Explicando melhor, essas palavras significam o início do verão no hemisfério sul, data que é homenageada no festival e foi estudada como abrangente a quatro países e 11 cidades representantes ao marco do chamado zênite solar (sol que dá início ao verão). Esse aparece junto à linha imaginária do Trópico de Capricórnio, que por incrível que pareça, encontra-se com Ubatuba, que está em uma ótima localização de frente para o oceano. Quando o zênite total acontece, a impressão é que não existe sombra no local.

A preparação para o mês de janeiro também tem outras explicações. Na astronomia, por exemplo, a palavra “solstício” (do latim sol + sistere, que não se mexe), é o momento em que o sol, durante o movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, que é medida a partir da linha do Equador.

O fenômeno de solstício ocorre apenas duas vezes no ano, em dezembro e junho, e não há uma exatidão de horários e datas exatos que irão acontecer. Quando aparece no verão, significa que a duração do dia será a mais longa do ano, enquanto da mesma forma em que ocorre no inverno, significa que a noite terá maior duração. Parece complexo, mas o fato é que sua importância está diretamente relacionada a uma época do calendário de Ubatuba onde as mais variadas identidades culturais se manifestam.